Manter o peso vivo dos animais é uma tarefa que precisa ser constante em todas as propriedades pecuárias do Brasil. Devido ao nosso clima instável, alterado de forma inesperada, as pastagens são danificadas por seca e geadas. E o calor excessivo faz com que o gado não consuma os alimentos de forma adequada. Por isso, a suplementação mineral para bovinos é indicada para uma boa produtividade.
Porém, o produtor precisa estudar o gado da propriedade. Há diversas formas sobre como oferecer os suplementos minerais para bovinos. Alguns tópicos a serem analisados são: o estado físico dos animais, a época do ano (seca ou das águas) e os nutrientes oferecidos pelo pasto.
E caso você precise de uma ajuda, confira a receita de sal proteinado da Boi Saúde que pode ser feita na sua propriedade com ingredientes simples e de fácil acesse. E você não paga nada para ter acesso: Como fazer sal proteinado para o gado: a receita.
Suplementação mineral para bovinos
A suplementação é necessária. A maioria dos solos brasileiros destinados à pastagem são pobres em nutrientes importantes para a saúde do gado. Muitos produtores encaram como um custo sem necessidade, porém esse processo evita a perda de peso, principalmente na seca.
Mas o ideal é iniciar a suplementação já no período das águas, para quando chegar na época de falta de chuvas, o gado já estará nutrido com o peso esperado. Assim, não será preciso uma suplementação emergencial, apenas para manutenção.
Para melhorar os resultados com o uso dos suplementos minerais para bovinos, verifique quais nutrientes faltam em seu pasto. Uma análise de solo é suficiente parra resolver essa dúvida.
Dessa forma, será possível completar e suprir a falta de cálcio e fósforo para bovinos, fundamentais para a reprodução. E também manter a saúde do rebanho adequada para manter o sucesso esperado nos negócios.
Quer continuar a ampliar seus conhecimentos sobre suplementação? Acesse o texto Diferenças entre sal comum e o sal mineral.
Acesse também o canal da Boi Saúde no YouTube.
Obrigada pelo retorno.
Muito bom poder contar com a experiência de c vcs.
Olá Hewerton, obrigado por nos acompanhar. Conte sempre com a Boi Saúde!
obrigado! pelo material, enviado, gostei muito, vai ser de grande utilidade no manejo com o gado, pois estou começando e tenho pouca experiência.
Tenho um pouco de terra e trabalho com vacas nelore e vendo os bezerros para invernistas.
Olá Marcos, obrigado por nos acompanhar. Conte sempre com a Boi Saúde. Abraços!