Sistema silvipastoril traz vantagens para a pecuária?

Gostou? Compartilhe!

O sistema silvipastoril, quando adotado em propriedades que produzem gado a pasto, pode trazer vantagens para a pecuária? Se essa é a sua dúvida, a Boi Saúde irá respondê-la aqui mesmo.

Assim como a Integração Lavoura Pecuária, o sistema silvipastoril promove uma pecuária sustentável. Preservar as árvores da propriedade ou até mesmo plantá-las tem vários benefícios para o seu gado.

Por isso, te convidamos para conferir nas próximas linhas! E não deixe de comentar ao fim do texto o que você achou deste conteúdo.

 

O que é sistema silvipastoril?

 

Integrar árvores no pasto é a principal função do sistema silvipastoril. Ou seja, no mesmo espaço, há pasto e árvores manejados ao mesmo tempo.

Um dos objetivos da plantação e cultivo dessas árvores é evitar a degradação do pasto.

A escolha das espécies fica a critério do produtor. Sendo assim, pode ser desde árvores que são boas produtoras de madeira até as frutíferas.

 

Quais são as vantagens para a pecuária? 

 

O sistema silvipastoril promove sombra. Ou seja, essa é a primeira vantagem. Não importa se o seu gado é de corte ou de leite, proteger seus animais do sol forte é essencial.

Afinal, o estresse térmico faz com que o gado coma menos. Além do calor, protege também contra o frio, geadas e até granizos. Sobre o calor, clique: O calor pode afetar o peso do gado de corte?

Ainda, o leite e couro passam a ter a certificação de origem sustentável. Isso porque são produzidos a partir de aspectos econômicos, ambientais e sociais, sem danos ao meio ambiente.

Nas áreas onde o sistema silvipastoril é implementado, há um aumento considerável na circulação de riqueza por promover uma outra atividade, além da pecuária. Por exemplo, a produção de madeira com custo competitivo.

Sem contar que melhora a qualidade de vida não só do produtor, mas de todas as pessoas envolvidas no trabalho passam a fazer parte da rotina.

No momento de iniciar a implementação do sistema silvipastoril, estude o número ideal de árvores a serem plantadas no espaço.

Além disso, não deixe de fazer a limpeza e a preparação do terreno de forma correta. Aproveite para se livrar de ervas daninhas e outras plantas invasoras. Fique atento: Quais são as plantas invasoras de pasto?

 

sistema silvipastoril
Sistema silvipastoril traz vantagens para a pecuária? – Foto: reprodução/@attaleadigital

Melhoria na recuperação de pasto 

 

Sobre o solo, melhoram os problemas de erosão e até a adição de matéria orgânica. E para manter o pasto saudável, com nutrientes adequados para a alimentação do gado, evitar a degradação é fundamental. As reformas do pasto passam a ser menores.

Por ser um problema que afeta parte de áreas extensas, não contribuem em nada na produtividade da pecuária.

Com isso, implementar árvores na propriedade, na região de pasto, tem boas vantagens no desempenho.

Para saber mais sobre pecuária sustentável, acesse nossos conteúdos relacionados:

Por fim, para obter mais informação e conhecimento sobre como melhorar seu lucro na pecuária, acesse nossas dicas em formato de vídeo. É só clicar: Boi Saúde no YouTube.

 

Referência: 

DA SILVA, Vanderley Porfírio. O sistema silvipastoril e seus benefícios para a sustentabilidade da pecuária. Palestra no simpósio ABCZ- CNPC Pecuária Sustentável. Expo Zebu, 2009.

 
banner banner
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*