Quando a seca chega, manter a engorda progressiva do gado torna-se um desafio diário para produtores de todo o país. A solução para evitar a perda de peso e, consequentemente, prejuízos ao fim da temporada, é estabelecer protocolos de nutrição eficazes. Durante o planejamento, muitos produtores se perguntam: vale a pena investir em sal proteinado e ureia na seca?
Se você está entre eles, chegou ao lugar certo. Aqui, você encontrará a resposta para manter sua produtividade mesmo no período sem chuvas.
O que é sal proteinado para gado
O sal proteinado é um sal mineral enriquecido com nutrientes essenciais à boa manutenção da saúde animal e, por consequência, ao ganho de peso.
Diferente do sal branco, o sal proteinado contém proteínas fundamentais para o desenvolvimento muscular e outras funções vitais do organismo bovino.
O uso do sal proteinado é especialmente recomendado durante a seca, período em que o pasto, principal fonte de proteína para o gado, apresenta queda significativa de qualidade e quantidade.
Para suprir essa deficiência, o sal proteinado pode ser fornecido diretamente no cocho, de forma simples e prática. Ele pode ser servido puro ou misturado à ração. O ideal é iniciar a suplementação logo no começo da seca, evitando desde o início a perda de peso e promovendo o ganho contínuo.
Aprenda como fazer sal proteinado na sua propriedade com ingredientes simples e acessíveis em casas agropecuárias. Clique na imagem e receba gratuitamente.
E sim, é possível obter ganho de peso mesmo na seca — basta implementar uma boa estratégia com antecedência para encerrar a estação com mais arrobas do que no início.
Uma sugestão eficaz é produzir silagem ainda no período das águas, aproveitando o pasto bem nutrido para, de forma econômica, manter a alimentação e engorda do rebanho.
- O que é silagem: quando e como preparar para a seca?
- 5 melhores tipos de silagem para a seca;
- Produção de silagem para o gado
Devo investir em sal proteinado e ureia na seca?
Sim! O uso de sal proteinado e ureia na seca é um dos melhores investimentos que você, produtor rural, pode fazer. Trata-se de uma solução acessível, de baixo custo e com resultados comprovadamente positivos.
Essa combinação poderosa ajuda a reduzir a perda de peso e aumenta a produtividade dos animais, mesmo na ausência de pasto. Embora não substitua a pastagem, a mistura fornece os nutrientes necessários para manter o gado ganhando peso.
Oferecer ambos juntos no cocho facilita o manejo e o controle do consumo.
- Sal proteinado na seca: qual usar no período sem pasto?;
- Como usar sal proteinado com ureia;
- Sal proteinado para gado na seca: quando iniciar
Além da silagem, você pode oferecer ração balanceada, que atua como aliada da suplementação com sal proteinado e ureia. O importante é adaptar a alimentação de acordo com cada fase do animal, garantindo as necessidades de crescimento e desempenho.
Saiba como preparar: Engorda de bovinos na seca: receitas de ração
Ainda não conhece a ureia para gado?
A ureia é uma fonte de nitrogênio que aumenta o desempenho animal. Ela melhora o aproveitamento das forragens — que, durante a seca, têm baixo valor nutritivo — e favorece a digestibilidade.
Embora muitos produtores ainda tenham receio de utilizá-la, devido ao risco de intoxicação e à necessidade de adaptação gradual, essas barreiras já podem ser superadas.
O Total Ureia Premium é um tipo de ureia segura, mesmo quando molhada, não provocando intoxicação e eliminando o risco de morte. Outra vantagem é que dispensa a fase de adaptação, podendo ser fornecida na mesma quantidade desde o início. Além disso, possui sabor baunilha, o que a torna mais palatável e reduz a rejeição.
Para saber mais sobre o produto e como utilizar na sua propriedade, consulte nossos especialistas pelo whatsapp, clicando aqui.
Se, a cada ano, você enfrenta dificuldades durante a seca e sai dela com o gado despreparado para a venda, justo na época de maior demanda e baixa oferta (a entressafra), é hora de mudar. Avalie o uso de sal proteinado e ureia durante a seca e transforme os resultados da sua propriedade com maior produtividade:
Só não se esqueça de seguir os demais protocolos de manejo para garantir um resultado satisfatório: controle de doenças e parasitas; manutenção das instalações; limpeza e higiene em dia; monitoramento do rebanho e do ganho de peso.
Leia também:
- Criação de gado: 7 dicas para iniciar com sucesso;
- Nutrição e suplementação bovina para a seca: como planejar?;
- Por que prevenir parasitas no gado durante a seca?
Foto da capa: Campo Fácil