Ao mesmo tempo que o sal proteinado para gado é muito utilizado pelos pecuaristas, há muitas dúvidas sobre qual a melhor época para oferecê-lo aos bovinos. Uma pergunta frequente que a Boi Saúde recebe é quando iniciar o fornecimento do sal proteinado na seca.
Amigo produtor, você sabe da importância do uso desse sal?
Ele corrige a deficiência de pastagem não só no período da seca.
Caso seu solo seja pobre em nutrientes, sua pastagem não será suficiente para promover a engorda esperada. E isso, não apenas na seca, mas no período das águas também.
Quando iniciar com o sal proteinado para gado na seca?
Para manter uma produtividade lucrativa, a engorda deve sempre ter uma curva crescente.
E como na seca, a queda no aumento de peso pode acontecer, o produtor precisa se precaver antes desse período.
Como? Oferecendo o sal proteinado o ano todo. Inicie no período das águas.
A proteção contra a perda de peso começará a agir antes. Ou seja, o organismo do gado estará em um peso satisfatório quando chegar nesse período.
E o esforço pode ser focado em ganhar mais peso e mantê-lo adequado, de acordo com o planejamento da propriedade.
Uma dica importante é considerar não só o manejo do gado, mas do pasto também. Você já se perguntou como está a atual situação da sua pastagem? Até mesmo na seca, é preciso atenção: Manejo de pasto no período da seca.

Lembrando sempre que vários aspectos são importantes quando se trata de sal proteinado na nutrição animal, principalmente com foco em bovinos.
A qualidade desde a pastagem até a água deve ser inquestionável. Passando também pela forma como esse sal proteinado na seca é servido.
Para ter maiores resultados, acesse a dica para complementar seus conhecimentos sobre o fornecimento do sal: Cocho para sal proteinado: tamanho ideal.


Olá!
Durante a vedação do pasto você tem alguma preocupação de cuidados como adubação?
Att,
Daniel
Olá Daniel, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!