Sal proteinado para gado na seca: quando iniciar

Gostou? Compartilhe!

Ao mesmo tempo que o sal proteinado para gado é muito utilizado pelos pecuaristas, há muitas dúvidas sobre qual a melhor época para oferecê-lo aos bovinos. Inclusive, uma pergunta frequente que a Boi Saúde recebe dos nossos leitores é sobre quando iniciar o fornecimento do sal proteinado na seca.

Por isso, na dica de hoje você vai aprender quando iniciar o uso desse tipo de sal para gado na seca. No final do texto, não deixe de comentar o que achou das dicas. Caso tenha alguma dúvida, escreva pra gente também, combinado? Será um prazer te responder.

Mas antes de começar, queremos saber: você sabe qual é a importância do uso desse sal, amigo produtor?

Em primeiro lugar, ele corrige a deficiência de pastagem não só no período da seca.

Caso seu solo seja pobre em nutrientes, sua pastagem não será suficiente para promover a engorda esperada. E isso, não apenas na seca, mas no período das águas também.

 

Quando iniciar com o sal proteinado para gado na seca?

 

Em segundo lugar, para manter uma produtividade lucrativa, a engorda deve sempre ter uma curva crescente.

E como na seca, a queda no aumento de peso pode acontecer. Por isso, o produtor precisa se precaver antes desse período.

Agora você pode estar se perguntando, mas de que maneira? A resposta é simples, amigo produtor: oferecendo o sal proteinado o ano todo. Inicie no período das águas.

A proteção contra a perda de peso começará a agir antes. Ou seja, o organismo do gado estará em um peso satisfatório quando chegar nesse período.

E o esforço pode ser focado em ganhar mais peso e mantê-lo adequado, de acordo com o planejamento da propriedade.

Contudo, uma dica importante é considerar não só o manejo do gado, mas do pasto também. Você já se perguntou como está a situação da sua pastagem? Até mesmo na seca, é preciso atenção. Sendo assim, te convidados para ler o conteúdo: Manejo de pasto no período da seca. 

 

Sal proteinado para gado na seca: quando iniciar
Sal proteinado para gado na seca: quando iniciar – Foto: FotosdaLoo/@fotosdaloo

Lembrando sempre que vários aspectos são importantes quando se trata de sal proteinado na nutrição animal, principalmente com foco em bovinos.

A qualidade desde a pastagem até a água deve ser inquestionável. Passando também pela forma como esse sal proteinado na seca é servido.

Para ter resultados ainda melhores, acesse a dica para complementar seus conhecimentos sobre o fornecimento do sal: Cocho para sal proteinado: tamanho ideal.

E não termine essa dica sem deixar seu comentário. Afinal, a sua opinião é muito importante para o nosso trabalho.

 

Conteúdo em vídeo

 

Além do blog, a Boi Saúde tem dicas em formato de vídeo. Todo o conteúdo disponibilizado por lá é totalmente gratuito e novas orientações são publicadas toda semana.

Aproveite e se inscreva no canal e não perca nossas atualizações, combinado?

O foco é sempre melhorar sua produtividade com investimento de baixo custo.

Então, acesse agora e desfrute: Boi Saúde no YouTube.

A Boi Saúde deseja muita prosperidade nos seus negócios. Até a próxima!

 
banner banner
 

4 pensou em “Sal proteinado para gado na seca: quando iniciar”

  1. Comecei em janeiro há engordar bezerros e tirando uma base nesse artigo até que estou fazendo algumas coisas da maneira certa, porém, ainda tenho muito para aprender e muitos detalhes para acertar que com certeza vai melhorar muito os resultados do meu rebanho.
    Esse artigo está perfeito! Gratidão e que Deus abençoe a todos! Sucesso.

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Lucas, seu comentário é muito importante para nossa equipe! Nosso objetivo é facilitar o acesso à informação, para que nossa pecuária seja cada vez mais forte! Muito obrigado por estar com a Boi Saúde!!

  2. Olá!
    Durante a vedação do pasto você tem alguma preocupação de cuidados como adubação?

    Att,

    Daniel

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Daniel, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*