fbpx

Posso dar sal proteinado para equinos?

Será que os equinos também precisam de sal, assim como os bovinos, amigo produtor? Que o sal é um ótimo suplemento para gado, os produtores que têm alto desempenho na pecuária sabem. Agora, será que o sal proteinado para equinos também é indicado?

Devido aos bons resultados apresentados no gado, muitas propriedades se perguntam se também é bom para cavalos.

 

Posso oferecer sal proteinado para equinos? 

Em primeiro lugar, os cavalos têm hábitos diferentes dos bovinos, assim como a estrutura muscular. No entanto, mesmo assim, o uso do sal é indicado. Mas não pode ser qualquer sal, viu?

Em segundo lugar, a composição precisa ser analisada antes do oferecimento, pois não pode conter monensina sódica. O motivo é simples: ela é toxica aos cavalos.

Outro componente que também não pode ser consumido pelos equinos é a ureia. Então, amigo produtor, as dicas mais preciosas são essas:

  • Cavalos não podem consumir sal proteinado que tenha a ureia como componente;
  • Não oferecer sal proteinado que tenha monensina sódica como componente;
  • Não oferecer sal proteinado que tenha ureia e monensina sódica como componentes.

Você deve estar se perguntando, mas qual sal proteinado para cavalos posso usar? A gente te explica nas próximas linhas!

 

Posso dar sal proteinado para equinos?
Posso dar sal proteinado para equinos? – Foto: ABCCMM/Divulgação

Por que oferecer sal proteinado para equinos? 

O sal proteinado é rico em diversos nutrientes que o animal não encontra na pastagem. Com isso, o consumo potencializa a saúde nutricional e dos músculos, provocando um maior aproveitamento e produtividade.

Cálcio, fósforo, enxofre, magnésio, zinco, são apenas alguns exemplos de compostos que garantem uma ótima saúde aos seus cavalos.

Quando o cavalo tem deficiência desses nutrientes, pode ter problemas sérios de saúde como músculos, sistema digestivo e até nervoso. Por isso, para prevenção, passe a inserir o sal proteinado na rotina dos seus cavalos.

 

Quantidade ideal por dia de sal proteinado para cavalos 

 

A quantidade ideal de sal proteinado para cavalos por dia é de 450 gramas por animal. Mas pode variar de acordo com o esforço e atividades diárias que o cavalo exerce na propriedade, por exemplo.

O sal pode ser oferecido em um cocho pequeno, exclusivo para ele. A recomendação é que fique no meio do pasto, em local de fácil acesso e onde os cavalos costumam passar frequentemente.

E não esqueça da água! Sempre reforçamos que a hidratação é essencial para evitar diversos problemas, inclusive, a cólica, problema muito frequente nos cavalos.

Além do sal proteinado para cavalos

Ração ideal para equinos 

Toda espécie de animal precisa de uma ração adequada não apenas para alimentação, mas focada no desempenho e produtividade.

Ingredientes como milho, farelo de trigo e de soja e sal mineral compõem a receita de ração ideal para cavalos.

E sim, o sal mineral também é indicado para cavalos, assim como o proteinado. E a melhor e mais fácil de oferecimento é na ração. Para aprender uma ração e o modo de preparo, clique no banner e receba grátis no seu e-mail.

 


banner banner
 

Em tempos de seca, quando o pasto está em falta, a silagem é uma ótima alternativa: Silagem para cavalo é uma boa alternativa de alimentação?

Creatina é indicada para cavalos? 

Mais que sal proteinado, a creatina é outro aditivo indicado para a saúde dos cavalos. Se você utiliza os equinos nas atividades de trabalho e até na lida do gado, a creatina é fundamental para recuperação e fortalecimento dos músculos desses animais.

O manejo é muito simples, direto no cocho, não acrescentando nenhuma atividade que demanda esforço ou até mesmo mais funcionários. Você mesmo pode oferecer a creatina aos equinos. O melhor é que você pode adicionar esse aditivo na ração, não necessitando de um cocho exclusivo.

A dosagem da creatina para cavalos na ração é a seguinte: 

  • Para animais em crescimento: 15 gramas animal/dia.
  • Para animais adultos, com idade a partir de 24 meses: 25 gramas animal/dia.

As doses podem ser alteradas conforme orientação de um profissional de sua confiança.

Outros benefícios da creatina para cavalos são fortalecer os cascos, que são essenciais para a espécie. E ainda, melhora a digestão não só da ração, mas também do capim consumido.

E por citar capim, não esqueça de monitorar a qualidade do pasto. Para saber mais, clique na dica: Capim para cavalo: qual é o ideal e o que deve ser evitado? 

 

Conteúdo em vídeo

Não pare seus conhecimentos por aqui, amigo produtor. Para complementar seus conhecimentos sobre esse e outros assuntos, te convidamos para conhecer o canal da Boi Saúde no YouTube.

Lá você encontra dicas e orientações do nosso consultor, José Carlos Ribeiro, em formato de vídeo. Tudo isso de forma gratuita! Acesse:  Boi Saúde no YouTube.

 
banner banner
 

10 pensou em “Posso dar sal proteinado para equinos?”

  1. Milton Gomes Armondes disse:

    Se possível gostaria de receber a receita, de sal proteinado para cavalos

    1. marketing boisaude disse:

      Olá milton, boa tarde! Tudo bem? Para receber a receita em seu WhatsApp, basta clicar no link a seguir: https://bit.ly/3te52yd

  2. Alan Araújo do Nascimento disse:

    Gostaria de saber a fórmula de um sal proteinado para equinos

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Alan, contate-nos pelo WhatsApp, através do link a seguir: https://bit.ly/2z0RSdC

  3. JOHANATAN DOS REIS MONTEIRO disse:

    Bom dia !
    Gostaria de saber se tem formula de do proteinado para equinos
    os animais da minha propriedade estão precisando muito ser suplementados.
    Desde ja agradeço a atenção..
    att. Jhonantan dos Reis Monteiro

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Johanatan, sim, nós temos uma fórmula de Sal Proteinado que não contém ureia e nem Monensina Sódica como componentes. Contate-nos pelo WhatsApp dizendo qual receita precisa que te enviaremos. Número: (17) 4141-3292.

        1. José Carlos Ribeiro disse:

          Olá Istanisley, tudo bem? Para receber a receita em seu WhatsApp, basta clicar no link a seguir: https://bit.ly/2z0RSdC

      1. Boa tarde.
        Qual a formula do sal proteinado pra cavalo? Aqui estou usando sal branco com micro minerais.

        1. José Carlos Ribeiro disse:

          Olá Paulo, tudo bem? Para receber a receita em seu WhatsApp, basta clicar no link a seguir: https://bit.ly/2z0RSdC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*