fbpx

Como economizar com medicamentos para bovinos

Nos últimos anos, o custo de medicamentos para bovinos, assim como vacinas e produtos atópicos têm encarecido muito. Essa alta de preço prejudica todo o investimento na propriedade. Os valores elevados se devem à alta do dólar, comparado a nossa moeda, que está desvalorizada em relação a moeda americana. A maioria desses medicamentos tem componentes importados, por isso o custo varia de acordo com o câmbio comercial.

 

 

As principais doenças que demandam o uso de medicamentos são: carrapato, diarreia em bezerros e mastite. Nos últimos anos, os produtores têm usado excessivamente esses medicamentos, o que causou grande índice de bactérias e parasitas resistentes aos princípios ativos. Antes, esses princípios duravam mais e tinham maior eficácia com resultado em pouco tempo. Com isso, o produtor gasta mais, estressa o animal com medicação excessiva e não resolve o problema.

 

medicamentos para bovinos
Medicamentos para bovinos são precisos em casos de doença, mas podem ter alternativas mais baratas. – Foto: Reprodução Internet

Dica para economia e eficácia de medicamentos para bovinos

 

1- Sempre que for comprar algum medicamento, faça uma programação. Adquira um lote suficiente para todo o ano. Ou reúna vizinhos e pecuaristas próximos e faça uma aquisição maior. Embalagens maiores têm preços melhores e o frete, caso o produto seja de outra localidade, terá melhor custo.

2- Toda vez que um medicamento for produzido na propriedade, faça junto com as vacinações obrigatórias, se possível. Assim, o gado será fechado uma única vez, o que irá proporcionar menos estresse e mais bem-estar animal.

3- Para tratar as doenças citadas acima, existem suplementos naturais que podem ser misturados na ração do gado. Não deixam rastros de produtos, pois não têm química na composição.

4- Troque sempre o princípio ativo para não criar resistência no organismo dos animais. Consulte sempre seu veterinário para encontrar soluções com melhor eficácia.

Para complementar a dica, acesse: Diarreia em bezerros deve ser eliminada. Saiba como.

 

Cuidados na aplicação de medicamentos em bovinos

 

Em primeiro lugar, leia a bula do produto. Pode parecer besteira, mas acredite que não é. Leia o conteúdo completo, pois é lá que você irá informações como dosagens corretas, contraindicação, resíduos.

Em segundo lugar, esteja atento ao horário de manejo de aplicação de vacinas. Opte pelas horas mais frescas do dia. Portanto, no começo da manhã ou no fim da tarde, evitando assim períodos de sol quente, pois estressam o gado.

Outro ponto importante se refere ao local da aplicação dessa vacina. Está sujo de barro? Então sempre o esterilize antes de qualquer coisa. Nunca esqueça de observar essa questão!

Por fim, você sabia que para descartar embalagens de agrotóxicos e medicamentos bovinos são necessárias seguir regras específicas, amigo produtor? Aqui no blog temos uma dica explicando passo a passo para esse processo. Por isso, te convidamos para a leitura: Descarte correto de embalagens de agrotóxicos e medicamentos bovinos

Outra maneira de se atualizar e obter conhecimento sobre produção de gado é pelo nosso canal de vídeos. Você fica por dentro dos principais problemas que atingem as propriedades e como resolvê-los, além de ter a oportunidade de acompanhar transmissões ao vivo uma vez por semana.

Acesse agora: Boi Saúde no YouTube.

 
banner banner
 

4 pensou em “Como economizar com medicamentos para bovinos”

  1. Lauro Candido filho disse:

    Gostaria de receber dicas de como tratar a mastite

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Lauro, obrigado por nos acompanhar, confira como tratar e prevenir a Mastite no link a seguir: https://dicas.boisaude.com.br/mastite-em-vacas-o-que-e-como-tratar-e-prevenir/

  2. gostaria de estar recebendo dicas de como combater carrapatos e moscas de chifre em bovinos de corte

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Adriano, temos vários conteúdos sobre parasitas, como carrapatos e mosca do chifre, no blog! Verifique os seguintes links: https://dicas.boisaude.com.br/a-importancia-em-controlar-a-mosca-do-chifre/ para mosca do chifre e https://dicas.boisaude.com.br/qual-melhor-vermifugo-do-mercado/ para parasitas e carrapatos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

×