Ter uma estrutura adequada para iniciar projeto de confinamento de gado de corte que atenda as necessidades do manejo dos bovinos impacta diretamente na sua propriedade.
Não, não é besteira, amigo produtor. Queremos que seus negócios sejam os mais lucrativos possíveis. Por isso nesta dica, vamos abordar as instalações ideais para uma propriedade de gado de corte.
Ter uma boa rentabilidade é o foco de todo pecuarista. Mesmo para os que começam com poucas cabeças de gado, ter um estrutura adequada facilita o manejo. Principalmente, quando o foco é adquirir cada vez mais novos animais.
Vamos indicar os principais elementos de uma boa estrutura que atenderá as necessidades do gado e também do produtor.
Projeto de confinamento de gado de corte
Cocho
Um dos principais elementos da propriedade de gado de corte. É nele que o animal irá se alimentar, adquirir peso e usufruir da nutrição que complementa a engorda. Não tem muito segredo. Mas escolher um local apropriado, de fácil acesso e sem acúmulo de lixo e lama é obrigatoriedade.
A limpeza também deve ser feita sempre que necessário. Além da manutenção, que precisa ser constante para evitar ferimentos e também que o animal tenha livre acesso.
O cocho deve estar longe de locais das aguadas, pois o sal não pode ser molhado. Inclusive, o ideal é que o cocho seja coberto, ainda mais se for utilizada ureia como complemento. Se o pasto for de uma área extensa, deve ter mais de um cocho e bebedouro, a fim de induzir que os bovinos transitem por ela. Dessa forma, toda a pastagem será usufruída.
Para efetivar uma manutenção correta, preparamos a dica: Manutenção do cocho evita desperdícios.
Pastagem
Por ser a principal fonte de alimentação e engorda do gado, precisa atender as necessidades de nutricionais. Para isso, o pasto também precisa receber cuidados adequados para estar adequado para o consumo. A prevenção de parasitas e insetos como a cigarrinha é muito importante.
Na época é um desafio manter o pasto verde e com forrageira suficiente para suprir os bovinos. Mas existem alternativas como o pastejo rotacionado, irrigação e até silagens.
E para você se programar e ampliar seus conhecimentos. Segue mais uma dica que completa as informações desse texto: Quantidade de matéria seca consumida por dia no pasto.
Nutrição
Não tem como fugir dela. Mais cedo ou mais tarde, a nutrição terá que ser oferecida no seu cocho. Garantir boas arrobas de forma expressiva a partir do consumo de sal proteinado, sal mineral e da virginiamicina é um caminho sem volta. Como resultado, os bovinos estarão bem nutridos. E ainda protegidos contra doenças como acidose e timpanismo.
Infelizmente, são problemas de saúde bem comuns no confinamento. Isso porque a dieta de alto grão para intensificar a engorda é oferecida com frequência. E esse excesso provoca danos aos animais.
Acima de tudo, os suplementos aqui indicados não deixam resíduos na carne e dão aquela ajuda para manter o plano de engorda o ano todo.
E devem ser utilizados não só na seca. Mas nas águas também é fundamental para proteger o organismo na época de reprodução e de alta comercialização.
Não importa o regime que for adotar, a virginiamicina pode estar presente sempre. Saiba como utilizá-la de forma efetiva em: Virginiamicina: pasto ou confinamento?.
E já que o assunto aqui é alimentação, ofereça rações diferentes para cada uma das fases do seu gado. Bezerros precisam de alimentos diferentes da recria. E a terminação outra.
Te ensinamos a receita para cada fase aqui mesmo no blog:
- Terminação: Receita de ração para engorda de gado de corte;
- Receita de ração para bezerros;
- Receita de ração para recria.
Curral: projeto de confinamento de gado de corte
O curral não tem muitos segredos. Ter instalações adequadas facilita o manejo como embarque e aplicação de vacinas e o manejo do dia a dia.
Você deve mensurar a metragem de acordo com o seguinte cálculo: 2 metros quadrados por cabeça, com capacidade máxima de 300 animais por curral.
Para aprender a fazer um modelo de curral, acesse: Modelo de curral para bovinos.
Galpões e árvores
Mesmo que os hectares da sua propriedade não sejam de longa extensão, ter árvores no pasto e em locais que os bovinos transitam é uma forma de protegê-los do sol.
Além disso, se possível, faça galpões, caso sua região seja muito fria e chova muito no inverno. Sol e chuva em excesso podem proporcionar danos sérios à saúde desses animais.
Lembre-se que o bem-estar animal precisa estar presente em todas as instalações e ações de manejo.
Para conferir o impacto do calor nos bovinos, clique: Gado de corte: o calor pode afetar o peso?.
Não pare seus conhecimentos aqui, amigo produtor! Confira a dica 7 dicas para iniciar uma produção de gado de corte.
Continue a melhorar seu desempenho, amigo produtor! Acesse nosso canal: Boi Saúde no YouTube.