Existem diversos sistemas de produção de gado de corte e a pecuária extensiva é um deles. Muitos produtores a praticam, sem mesmo saber. É um dos formatos mais utilizados no Brasil. Nesta dica, vamos entender o que é esse tipo de pecuária e como é aplicado na prática.
O que é pecuária extensiva?
Sabe quando passamos nas estradas e vemos o gado pastando em grandes áreas? Pois é, amigo produtor, esse é o sistema de pecuária extensiva. É baseado na criação de gado a pasto em grandes extensões territoriais. Aqui no Brasil, é o tipo de criação de gado de corte mais comum.
A época mais produtiva para esse sistema é nas águas, quando os pastos estão em boa quantidade e qualidade. Já no período da seca, os produtores precisam intensificar a nutrição no cocho.
Mesmo durante as águas, a suplementação na pecuária extensiva é necessária. Aqui no blog, já aconselhamos aos produtores a fazerem uma análise do solo para identificar quais nutrientes são escassos naquele solo. Com o resultado, é possível repor essa demanda diretamente no cocho, ao escolher um sal mineral e proteinado que atenda todas as necessidades daquele gado.
Quer fazer um comparativo? Confira o que é pecuária intensiva: Pecuária intensiva: o que é?
Seca e pecuária extensiva
Não importa a região do Brasil. No período da seca, o produtor e o gado sofrem com a falta de pasto. Existem algumas alternativas que podem contar a situação na pecuária extensiva e, dessa forma, diminuir o risco de perda de peso. Entre elas, estão:
- silagem;
- sal proteinado com ureia;
- ração com grãos.
Nós sempre reforçamos em nossas dicas, mas caso seja sua primeira visita em nosso blog, te alertamos desde já sobre a importância de oferecer o sal mineral e o sal proteinado o ano todo.
Para saber como preparar seu próprio sal, confira o passo a passo: Como fazer sal proteinado para o gado: a receita.
Eles garantem não só a engorda, como também mantém o gado saudável, prevenindo doenças e auxiliando na reprodução. Só não misture os dois. Cada um tem uma dose diferente.
Confira aqui: Como aumentar o consumo do sal mineral?.
Sistemas de pecuária
O semi-confinamento também é um sistema aderido aqui no país. Se você tem dúvidas e quer saber mais sobre o tema, confira todas as informações aqui: Semi-confinamento: saiba tudo sobre o sistema.
Outro sistema que está em crescimento expressivo no Brasil é o confinamento.
Muitos produtores que estão em fase de crescimento têm o pensamento que esse método é apenas para grandes propriedades. Porém, é possível implementá-lo em pequenas propriedades.
Para que seu negócio tenha o resultado esperado, preparamos a dica: 5 dicas para seu confinamento dar certo.
E você, amigo produtor, utiliza qual tipo de sistema na sua pecuária? Participe escrevendo nos comentários. Vamos compartilhar o que nosso agro tem de melhor!
Que tal melhorar seu desempenho? Acesse nossas dicas em formato de vídeo. No nosso canal, muitas informações sobre pecuária estão à disposição gratuitamente. É só acessar: Boi Saúde no YouTube.
O que é pecuária extensiva?
É um método baseado na criação de gado a pasto em grandes extensões territoriais. Aqui no Brasil, é o tipo de criação de gado de corte mais comum.
Como reduzir o risco de perda de peso na pecuária extensiva na seca?
Existem algumas alternativas que podem contornar a situação na pecuária extensiva e, dessa forma, diminuir o risco de perda de peso. Entre elas, estão: silagem, sal proteinado, ureia, aditivos e ração baseada em grãos.
Os suplementos necessários na pecuária extensiva durante o período das águas?
Mesmo durante as águas, a suplementação na pecuária extensiva é necessária. Repor essa demanda diretamente no cocho, ao escolher um sal mineral e proteinado que atenda todas as necessidades daquele gado é o ideal.
Pequenas e médias propriedades podem aderir a pecuária extensiva?
O foco do método é a criação em grandes pastos. Para propriedades menores, a criação de gado a pasto é possível também, mas não com as características de grandes extensões de terra.
Gostei dos vídeo e dicas que vi.
Olá João, obrigado pelo comentário, continue nos acompanhando!