Pecuária intensiva

A pecuária intensiva é oposto da pecuária extensiva. Se você ainda não conhece esse termo, não se assuste. Esta dica foi preparada exclusivamente para que esse sistema seja conhecido e  ampliar conhecimentos sobre o agronegócio. Continue com a gente e qualquer dúvida, é só deixar um comentário que iremos te atender!

Existem diversos sistemas na pecuária brasileira. E a pecuária intensiva é apenas um deles. Assim, como a pecuária extensiva, provavelmente, você conhece algum produtor que atua com a intensiva.

 

Afinal, o que é pecuária intensiva? 

 

É o método de criação de gado em pequenas áreas. Conforme citamos no começo do texto, é o grande diferencial da pecuária extensiva, que é baseada em grandes áreas territoriais.

Na intensiva, o confinamento e o semi-confinamento têm forte presença. Ainda, tem como base o uso de tecnologia como inseminação artificial e melhoramento genético. Esse é um tópico que causa desvantagem em relação aos outros sistemas, pois exige um alto investimento e também mão de obra especializada. Ainda, tem como característica, o acompanhamento frequente de veterinários.

 

Pecuária intensiva
Pecuária intensiva é baseada em confinamento. – Foto: Confinamento Otavio Lage

Mas também há vantagens. Por não necessitar de grandes áreas e ter uma alta taxa de produtividade, é uma boa escolha para aqueles que têm condições de investir alto.

Ainda, pelos animais estarem no mesmo espaço, há mais facilidade para proporcionar um controle sanitário rígido, como toda propriedade deve ter. Além de cuidados na alimentação.

E mesmo o gado confinamento precisa de suplementos, amigo produtor. Não descuide da nutrição dos seus bovinos , não importa qual o sistema escolhido para a sua produção. Se você ainda não implementou a nutrição no seu confinamento, chegou a hora. Clique na dica e saiba tudo sobre o assunto: Nutrição ideal para confinamento de gado. 

Para saber mais sobre outros sistemas, principalmente a pecuária extensiva, acesse o link: /pecuaria-extensiva/

 
Boi Saúde Logo Preto - Pecuária intensiva

Total Corte Premium:
Suplemento vitamínico e mineral com virginiamicina!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

topo
Bitnami