O que é pecuária extensiva?

Gostou? Compartilhe!

Existem diversos sistemas de produção de gado de corte e a pecuária extensiva é um deles. Muitos produtores a praticam, sem mesmo saber. É um dos formatos mais utilizados no Brasil. Nesta dica, vamos entender o que é esse tipo de pecuária e como é aplicado na prática.

 

O que é pecuária extensiva? 

 

Sabe quando passamos nas estradas e vemos o gado pastando em grandes áreas? Pois é, amigo produtor, esse é o sistema de pecuária extensiva. É baseado na criação de gado a pasto em grandes extensões territoriais. Aqui no Brasil, é o tipo de criação de gado de corte mais comum.

A época mais produtiva para esse sistema é nas águas, quando os pastos estão em boa quantidade e qualidade. Já no período da seca, os produtores precisam intensificar a nutrição no cocho.

Mesmo durante as águas, a suplementação na pecuária extensiva é necessária. Aqui no blog, já aconselhamos aos produtores a fazerem uma análise do solo para identificar quais nutrientes são escassos naquele solo. Com o resultado, é possível repor essa demanda diretamente no cocho, ao escolher um sal mineral e proteinado que atenda todas as necessidades daquele gado.

Quer fazer um comparativo? Confira o que é pecuária intensiva: Pecuária intensiva: o que é?

 

Seca e pecuária extensiva 

 

Não importa a região do Brasil. No período da seca, o produtor e o gado sofrem com a falta de pasto. Existem algumas alternativas que podem contar a situação na pecuária extensiva e, dessa forma, diminuir o risco de perda de peso. Entre elas, estão:

  • silagem;
  • sal proteinado com ureia;
  • ração com grãos.

Nós sempre reforçamos em nossas dicas, mas caso seja sua primeira visita em nosso blog, te alertamos desde já sobre a importância de oferecer o sal mineral e o sal proteinado o ano todo.

Para saber como preparar seu próprio sal, confira o passo a passo: Como fazer sal proteinado para o gado: a receita.

Eles garantem não só a engorda, como também mantém o gado saudável, prevenindo doenças e auxiliando na reprodução. Só não misture os dois. Cada um tem uma dose diferente.

Confira aqui: Como aumentar o consumo do sal mineral?. 

 

pecuária extensiva
Pecuária extensiva é o sistema mais utilizado na produção. – Foto: Rubens Ferreira/@fotodeboi

Sistemas de pecuária 

 

O semi-confinamento também é um sistema aderido aqui no país. Se você tem dúvidas e quer saber mais sobre o tema, confira todas as informações aqui: Semi-confinamento: saiba tudo sobre o sistema. 

Outro sistema que está em crescimento expressivo no Brasil é o confinamento.

Muitos produtores que estão em fase de crescimento têm o pensamento que esse método é apenas para grandes propriedades. Porém, é possível implementá-lo em pequenas propriedades.

Para que seu negócio tenha o resultado esperado, preparamos a dica: 5 dicas para seu confinamento dar certo. 

E você, amigo produtor, utiliza qual tipo de sistema na sua pecuária? Participe escrevendo nos comentários. Vamos compartilhar o que nosso agro tem de melhor!

Que tal melhorar seu desempenho? Acesse nossas dicas em formato de vídeo. No nosso canal, muitas informações sobre pecuária estão à disposição gratuitamente. É só acessar: Boi Saúde no YouTube. 

 
banner banner
 

O que é pecuária extensiva?

É um método baseado na criação de gado a pasto em grandes extensões territoriais. Aqui no Brasil, é o tipo de criação de gado de corte mais comum.

Como reduzir o risco de perda de peso na pecuária extensiva na seca?

Existem algumas alternativas que podem contornar a situação na pecuária extensiva e, dessa forma, diminuir o risco de perda de peso. Entre elas, estão: silagem, sal proteinado, ureia, aditivos e ração baseada em grãos.

Os suplementos necessários na pecuária extensiva durante o período das águas?

Mesmo durante as águas, a suplementação na pecuária extensiva é necessária. Repor essa demanda diretamente no cocho, ao escolher um sal mineral e proteinado que atenda todas as necessidades daquele gado é o ideal.

Pequenas e médias propriedades podem aderir a pecuária extensiva?

O foco do método é a criação em grandes pastos. Para propriedades menores, a criação de gado a pasto é possível também, mas não com as características de grandes extensões de terra.

2 pensou em “O que é pecuária extensiva?”

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá João, obrigado pelo comentário, continue nos acompanhando!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*