fbpx

Bezerro precoce: o que servir de nutrição

O bezerro precoce, por ser um animal novo e com baixa saúde nutricional, precisa de uma alimentação balanceada. Um bovino bem nutrido evita doenças que podem não só prejudicar a produtividade, mas levar o animal a óbito. Por isso, oferecer uma nutrição para bezerros precoces adequada é tarefa obrigatória para propriedades que buscam produtividade e alto lucro.

 

 

A proteína e os minerais são os principais componentes dessa nutrição necessária para os bezerros precoces. As fibras devem fazer parte, porém, em baixa porcentagem. Uma dica para uma boa aceitação é revezar os ingredientes que farão parte dessa mistura. Além disso, não devem ser totalmente triturados. Mas contém uma textura mediana, ou seja, nem muito grossa, nem muito fina.

 


banner banner
 

 

bezerro precoce
A nutrição para bezerros precoces adequada alavanca a produtividade. – Foto: Reprodução Internet

Nutrição ideal para bezerro precoce 

 

Alguns ingredientes como milho e soja, aliados à minerais, são uma boa indicação nutricional para bezerros. Essa alimentação pode ser oferecida durante a fase da desmama, que pode ser entre 90 dias e nove meses de idade. Enquanto o bezerro estiver em amamentação, o suplemento não deve ser oferecido. O leite já tem composto suficiente para alimentar nutricionalmente o bezerro.

Para a composição da nutrição para bezerros precoce, são indicadas:

  • Proteína bruta (entre 16% a 20%). Pode ser milho com farelo de soja para gado, na composição de 21%. Ou milho com ureia, que deve ter o uso com cautela, na porcentagem entre 3% e 4%;
  • baixo nível de fibra.

Após a desmama, caso os bezerros tenham dificuldade na adaptação da nova alimentação, construa um creep feeding. É nada mais que um cercado que permite apenas entrada de bezerros pela porta de entrada ser da altura e largura de um pequeno animal.

Dessa forma, evita que os bovinos adultos consumam essa alimentação. Caso utilize a ureia como opção na mistura, a chuva e nenhum outro tipo de líquido podem entrar em contato, pois há risco de contaminação. A solução é um cocho coberto para evitar a intoxicação ou utilizar o Total Ureia Premium, que mesmo molhado, não causa problemas de saúde no gado.

 

Não pare seus conhecimentos aqui, amigo produtor! Complemente esta dica com os seguintes conteúdos:

Prefere conteúdos em vídeo? Acesse também o canal da Boi Saúde no YouTube, inscreva-se grátis e receba novas orientações para melhorar sua produtividade toda semana!

 
banner banner
 

8 pensou em “Bezerro precoce: o que servir de nutrição”

  1. Muito útil a informação, estou repassando a receita pelo WhatsApp, para que outros produtores tenha conhecimento. Obrigado

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Rogério, obrigado por nos acompanhar, sucesso nos negócios!

  2. Moises Soares disse:

    Boa tarde.
    Grato pelas dicas proveitosas.
    Costumo desmamar os bezerros e colocar com as vacas recem paridas para diminuir o stress, o bezerro novo pode comer o sal proteinado?
    E qual a formula de um proteinado para bezerros?

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Moises, obrigado por nos acompanhar, pode sim, para saber a receita do sal proteinado acesse o link a seguir, siga os passos que enviaremos no seu e-mail: https://boisaude.com.br/salproteinado.html?utm_source=blog&utm_medium=banner&utm_campaign=SalProteinado

  3. Cleonice Cunha disse:

    Bom dia, Jose Carlos Ribeiro!!
    Desde de já te agradeço, pelas dicas grates.
    Ameiii, essa receita da Nutrição.
    Valeuuu!!! Bjs

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Cleonice, obrigado pelo elogio, continue nos acompanhando!

  4. Rogerio Agostini muniz disse:

    Seus conselhos são muito importantes para o pecuarista brasileiro. Obrigado por transferir conhecimento. UM bom dia

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Obrigado pelo elogio e por nos acompanhar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

×