fbpx

Negociação lucrativa de gado: confira as melhores estratégias

Você fez tudo o que as boas práticas de pecuária pregam, mas no momento da venda do gado falha durante a transação? Essa situação pode estar fazendo você perder dinheiro, deixando de ganhar bem em cima da qualidade conquistada pelo fruto do seu trabalho. Mas você tem condições de mudar esse quesito agora mesmo. Confira as orientações e saiba como exercer uma negociação lucrativa de gado.

 

 

Dicas para a negociação lucrativa de gado

1 – Acompanhe o mercado, principalmente o preço da arroba 

Saber como está a evolução da arroba é um dos principais passos para garantir o lucro. Caso o preço pago no momento em que está pensando em comercializar esteja baixo, e você tenha condições de esperar mais, espere. Todos nós sabemos o quanto custa criar um bom rebanho: pasto, suplementos, sanidade animal. Por isso, faça sempre as contas para que a venda não só cubra esses investimentos, além das demais contas básicas, como água, luz, funcionários, entre outras.

2 – Sempre pesquise o possível comprador 

Com a popularização da internet, as informações chegam muito rápido a todos os lugares. E podemos aproveitar para pesquisar quem são as pessoas com quem estamos prestes a fechar negócio. A reputação é algo vale ouro e se precaver para não cair em golpes é muito importante.

Além da internet, podemos também perguntar a pessoas do ramo, especialistas, e colegas que são da nossa área, além das associações de criadores e de ração, e também cooperativas.

3 – Tenha gado pronto para a entressafra 

Um dos momentos de maior procura e falta de gado é na entressafra. Os produtores que têm gado terminado nessa época do ano saem na frente e lucram mais, principalmente, se a safra for boa e de qualidade.

Porém, para isso, é preciso passar pela seca sem perdas de arroba e com ganho de peso progressivo. Sair do período sem pasto com o gado mais pesado do que entrou é realmente um desafio para a maioria dos pecuaristas, mas não impossível.

Algumas estratégias são fundamentais para se ter gado na entressafra. Planejamento é uma delas, para se ter uma alimentação que substitua o pasto, como a silagem. Mas o item fundamental mesmo é a suplementação.

Complemente as orientações para ter uma negociação lucrativa de gado:

Antes de você garantir uma negociação lucrativa de boi, tenha em mente que a qualidade dos seus animais precisa realmente ser alta. Bom rendimento de carcaça, índice de gordura adequado e ótima aparência física. Do contrário, realmente fica inviável ter um bom rendimento na criação de gado. Com essa informação, faça uma autoavaliação.

Como ter gado de qualidade para a venda 

Para chegar na entressafra com gado no ponto de venda, é preciso muita dedicação e planejamento, conforme citamos anteriormente. O primeiro passo é saber o que oferecer no cocho para substituir a falta de pasto.

A estratégia alimentar e nutricional preparada previamente é de extrema importância. Silagem, ração, suplementação, tudo isso deve estar muito bem planejado e até estocado. Não esqueça sempre de manter as vacinas em dia e controle de doenças que causam danos graves.

Oferecer suplementação o ano todo é um hábito para ser adotado quando se deseja lucrar mais na pecuária. Sal mineral nas águas, sal proteinado na seca, com reforço de ureia e ainda, virginiamicina todos os meses promovem uma engorda progressiva e ainda livra o gado de problemas de saúde que impactam diretamente o desempenho.

O semiconfinamento é outro método muito bem implementado e com resultados comprovados. Nas águas, o gado é criado a pasto e na seca, confinado. Isso faz com que o cocho trabalhe a base de ração e uma nutrição que repõe tudo o que o gado precisa para se desenvolver forte, com peso esperado e rendimento de carcaça.

Outra sugestão é o Boi 777, quando desde a primeira fase, o gado é criado para produzir sete arrobas na cria, recria e engorda. O principal fator aqui é a virginiamicina, que garante arrobas e ainda melhora a absorção dos nutrientes consumidos no pasto, ração e demais nutrição como o sal.

 


banner banner
 

Foto da capa: VS Assessoria Genética

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*