Qual a lotação máxima em pastejo contínuo?

O produtor precisa estar atento quando o assunto é lotação máxima para pastejo contínuo. De acordo com a forrageira, quando a lotação excede o limite ideal, prejudica o desenvolvimento do pastejo. O capim-marandu e o andropogon, por exemplo, têm medidas específicas.

Primeiro, vamos entender as unidades de medidas quando o assunto é lotação máxima. Usa-se a sigla UA, que significa Unidade  Animal. Já a abreviação de hectare, se resume a ha. Então, quando o produtor se deparar com medida UA/ha, já sabe que significa unidade animal por hectare. Entretanto, cada UA/ha corresponde a 450 quilos de animal vivo.

 

Confira qual a lotação máxima de pastejo contínuo
Confira qual a lotação máxima de pastejo contínuo. – Foto: Reprodução Internet

Lotação máxima de pastejo contínuo

 

Agora que já sabemos as siglas, vamos abordar a lotação máxima. Uma pastagem de capim-marandu, suporta 2,4 UA/ha durante o ano, em um pastejo contínuo. Ou no período das águas 2,8 UA/ha e 1,0 UA/ha na seca.

Para quem não conhece, o capim-marandu proporciona uma boa engorda, a partir de ganho de peso dos animais. Tem uma ótima produtividade no período das chuvas, com suporte de três cabeças por hectare, com ganho de peso 800 gramas por dia, aproximadamente por animal.

Para a pastagem de andropogon, a lotação de máxima de pastejo contínuo é de 1 UA/ha por ano. Já na seca 0,5 UA/ha e nas águas 1,6 UA/ha. Contudo, essas medidas são todas em pasto com boas condições.

 

Manter o pasto saudável demanda manutenção frequente. Um dos problemas enfrentados é o cupim. Saiba como eliminar cupins no pasto com dicas simples. 

 
Boi Saúde Logo Preto - Qual a lotação máxima em pastejo contínuo?

Planilha de Quantidade de Animais:
Para calcular quantidade de animais p/ hectare.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

topo
Bitnami