fbpx

Pastejo contínuo: qual a lotação máxima?

O produtor precisa estar atento quando o assunto é lotação máxima para pastejo contínuo. De acordo com a forrageira, quando a lotação excede o limite ideal, prejudica o desenvolvimento do pastejo. Entenda como evitar a queda na produtividade e não degradar seu pasto.

 
banner banner
 

O que é pastejo contínuo? 

 
Pastejo contínuo é quando o produtor deixa o gado no pasto por um longo período de tempo, ao contrário do pastejo rotacionado, quando o gado fica por períodos pré-estabelecidos e troca de piquete de tempos em tempos.

Alguns produtores que atuam com semi-confinamento, costumam deixar o gado em pastejo contínuo nas águas e durante a seca no confinamento.

Para que o resultado de engorda a pasto seja expressivo, cuidados como o número de animais por hectare é fundamental, além da manutenção desse espaço.

Não basta soltar os animais ali, é preciso checar se a estrutura de cochos e bebedouros estão acessíveis, fazer o controle de verminoses, checar a segurança, entre outros.

 


 

O que é lotação máxima na pecuária? 

 
Primeiro, vamos entender as unidades de medidas quando o assunto é lotação máxima. Usa-se a sigla UA, que significa Unidade  Animal.

Já a abreviação de hectare, se resume a ha. Então, quando o produtor se deparar com medida UA/ha, já sabe que significa unidade animal por hectare. Entretanto, cada UA/ha corresponde a 450 quilos de animal vivo.

É importante sempre seguir as recomendações, quando se fala em taxa de lotação. O foco é manter o pasto com condições suficientes para a rebrota. E com isso, ter sempre forrageira com qualidade adequada para manter os animais bem nutridos. Sem contar no resultado direto na balança.

 

Confira qual a lotação máxima de pastejo contínuo
Confira qual a lotação máxima de pastejo contínuo. – Foto: Reprodução Internet

Lotação máxima de pastejo contínuo

 

Agora que já sabemos as siglas, vamos abordar a lotação máxima. Uma pastagem de capim-marandu, suporta 2,4 UA/ha durante o ano, em um pastejo contínuo. Ou no período das águas 2,8 UA/ha e 1,0 UA/ha na seca.

Para quem não conhece, o capim-marandu proporciona uma boa engorda, a partir do ganho de peso dos animais. Tem uma ótima produtividade no período das chuvas, com suporte de três cabeças por hectare, com ganho de peso 800 gramas por dia, aproximadamente por animal.

Para a pastagem de andropogon, a lotação máxima de pastejo contínuo é de 1 UA/ha por ano. Já na seca 0,5 UA/ha e nas águas 1,6 UA/ha. Contudo, essas medidas são todas em pasto com boas condições.
 

Como complementar a nutrição bovina além do pasto? 

 
Manter o pasto em condições ideais de consumo é uma das obrigações do pecuarista. Mas para ir além, o pasto não faz o trabalho sozinho, mesmo que esteja na quantidade e qualidade esperadas.

Repor os nutrientes e vitaminas não encontrados na pastagem diretamente no cocho faz parte da pecuária de sucesso.

Por isso, o sal mineral e o sal proteinado são tão relevantes e utilizados por produtores de todo o mundo.

É um suplemento barato, que exige manejo muito simples e que traz bons resultados na balança. E o melhor, você mesmo pode fazer seu próprio sal.

 


banner banner
 

Se você ainda não utiliza e está em processo e introdução da nutrição no seu rebanho, indicamos as seguintes leituras:

Acesse também o canal de vídeos. Dicas gratuitas atualizadas toda semana para proporcionar sucesso na sua propriedade: Boi Saúde no YouTube.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*