Cria, recria e engorda: entenda as fases da pecuária

A pecuária no Brasil é baseada em três fases: cria, recria e engorda. Entender a meta de cada uma delas é essencial para se obter uma produtividade de sucesso. Por isso, a Boi Saúde te explica todas as fases para você ter a melhor lucratividade possível no seu negócio.

 

Cria, recria e engorda

 

O que é cria? Essa fase compreende desde a reprodução e o crescimento do bezerro até a desmama. Geralmente entre sete e oito meses de idade.

O que é recria? É a fase mais extensa do gado de corte. Com duração de 12 meses, a recria tem início no desmame e vai até quase a fase de acabamento e terminação desses animais. Geralmente, a última fase acontece quando os animais estão com o peso vivo de 350 quilos. Além disso, a recria é uma fase com o grande desafio de ganhar sete arrobas por animal. Para saber detalhes sobre a recria, acesse a dica: recria: perguntas e respostas.

É nessa fase que o Boi 777 é implementado. Para saber como implementar esse método, confira: Boi 777.

O que é engorda? Após atingirem os 350 quilos, a fase de final de engorda tem o objetivo alcançar 450 quilos de peso vivo por animal para o abate.

 

cria recria e engorda - Cria, recria e engorda: entenda as fases da pecuária
Cria, recria e engorda: entenda as fases da pecuária – Foto: Rubens Ferreira

Nutrição em cada fase

 

Sempre falamos por aqui, mas não custa reforçar, amigo produtor. A nutrição é a responsável por toda a engorda citada acima. Não basta ter um pasto de qualidade, reforçar o organismo e protegê-lo de dentro para fora é obrigatório.

Fazer tratamento no cocho com sal mineral, sal proteinado e virginiamicina evita a perda de peso durante todo o ano. E mesmo na seca, promove a engorda. Por isso, não descuide da nutrição do seu gado em nenhuma época do ano.

Se você ainda tem dúvida sobre quais nutrientes deve oferecer ao seu gado, acesse a dica: Quais são os suplementos mais usados em bovinos? 

 
Total Corte Premium - Cria, recria e engorda: entenda as fases da pecuáriaTotal Corte Premium mobile - Cria, recria e engorda: entenda as fases da pecuária
 

Complete os seus conhecimentos:

Recria: perguntas e respostas

Boi 777: como funciona o método que tem lucro 30% maior

Desmame de bezerros simples e sem estresse

Não pare seus conhecimentos aqui, amigo produtor!

Confira o canal da Boi Saúde no Youtube

 
Ração para Terminação - Cria, recria e engorda: entenda as fases da pecuáriaRação para Terminação mobile - Cria, recria e engorda: entenda as fases da pecuária
 

🔴 Alimentação para recria

Tem como componente: milho moído, farelo de soja, ureia, sulfato de amônia, bicarbonato de cálcio, Virginiamicina.

🔴 Cria, recria e engorda, qual a diferença?

A cria compreende desde a reprodução e o crescimento do bezerro até a desmama. Já a recria é a fase mais extensa do gado de corte. A recria com duração de 12 meses, tem início no desmame e vai até quase a fase de acabamento e terminação desses animais. Por fim, a engorda acontece ao atingirem os 350 quilos, é a fase de final e tem o objetivo alcançar 450 quilos de peso vivo por animal para o abate.

🔴 Recria: qual a duração?

É a fase mais extensa do gado de corte. Com duração de 12 meses, a recria tem início no desmame e vai quase até a fase de acabamento e terminação desses animais. Geralmente, a última fase acontece quando os animais estão com o peso vivo de 350 quilos.

🔴 O que é conjunto de metas Boi 777?

É uma definição de metas produtivas com um fundo econômico claro, baseado em fazer um bezerro de 7 arrobas, 7 arrobas na recria e 7 arrobas na terminação. Ou seja, é um ciclo de ganho de 21 arrobas.

 
Ração para Recria - Cria, recria e engorda: entenda as fases da pecuáriaRação para Recria mobile - Cria, recria e engorda: entenda as fases da pecuária
 

2 pensou em “Cria, recria e engorda: entenda as fases da pecuária”

  1. Ivandro saretto disse:

    Boa tarde. Muito bom tem boas informações que precisamos saber .

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Ivandro, obrigado pelo comentário, continue nos acompanhando!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*