Como comprar bezerro desmamado?

Os produtores que atuam com a compra animais precisam ficar atentos aos valores da arroba, não apenas pela média nacional, mas sim pelo estado em que atua. O preço pode variar de um local para o outro. E muitas vezes, aguardar o momento certo, pode garantir uma boa economia. Quando o foco é comprar bezerro desmamado, mais que checar se o valor está de acordo com a média nacional, é necessário tomar alguns cuidados.

Dependendo da época, principalmente na entressafra, o produtor pode pagar o valor maior que o da arroba de um animal adulto pelo bezerro desmamado.

A desmama é uma fase muito estressante para o animal, tanto que é comparada à castração e a descorna. Quando um produtor adquire um bezerro já desmamado, por mais que o preço a ser pago esteja adequado, confira sempre qual foi o processo que o atual proprietário utilizou para o processo.

Quando um bovino passa por grandes situações de estresse desde o nascimento, além de ter um desempenho abaixo do esperado pela liberação constante do cortisol, hormônio do estresse, pode dificultar o manejo devido o medo de humanos.

 

Como comprar bezerro desmamado

 

A forma de desmama que evita o estresse não só ao bezerro, mas para a matriz, é não separar os animais. Os dois podem ficar no mesmo campo visual, separados por cercas ou até corredores agroflorestais. O cheiro e a visão um do outro já reduzem drasticamente o estresse dessa fase. Para saber como realizar o protocolo, clique: Desmama de bezerros correta evita estresse.

Se informe também sobre a genética da matriz e do touro reprodutor que geraram o animal. A genética é um fator que influência todo o resultado de uma safra.

 

Como comprar bezerro desmamado?
Comprar bezerro desmamado exige cuidados extras além do valor de mercado. – Foto: Tulipa Pecuária

Comente também a respeito da alimentação e nutrição oferecida desde o nascimento até a desmama. Oferecer alimentos muitos diferentes podem provocar impactos no organismo e até mesmo rejeição. Avalie se não há carrapatos e demais parasitas que possam infestar sua propriedade e os demais animais da sua produção.

 

Nutrição do bezerro

 

E não se esqueça que até mesmo o bezerro desmamado precisa de suplementação. Introduzir sal mineral, sal proteinado e virginiamicina potencializa a engorda e promove um crescimento saudável a partir da ingestão e absorção de nutriente essenciais para manter o bezerro saudável.

Para saber mais, acesse a dica: Como fazer o uso da Virginiamicina em bezerro desmamado?

 
banner banner
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*