Como produzir um garrote nelore com ganho de peso

Gostou? Compartilhe!

Assim como a novilha, o garrote nelore tem seus cuidados de criação. Por atender uma demanda de mercado, você já pensou em produzir animais nesta fase?

Se a sua resposta foi sim, então está no lugar certo! Nessa dica, vamos te explicar o manejo ideal para que sua propriedade tenha o lucro esperado. E seu garrote nelore alcance o peso no tempo esperado.

Um garrote nelore pesa em torno de 300 e 450 quilos. É um bom número, concorda?

Mas o que será necessário fazer para se atingir esse ganho de arroba?

 

Como produzir um garrote nelore

 

Por que garrote nelore? 

 

É a raça mais produzida no Brasil. Tem um excelente desempenho com alta projeção de engorda.

A raça Nelore faz tanto sucesso que domina 80% do nosso rebanho.

Quando for adquirir seus animais, foque nos bovinos com melhoramento genético. Afinal, touros e matrizes de pura origem promovem uma qualidade acima da média.

As características da raça são tantas que merecem um conteúdo só para elas: Porque o gado nelore é o mais produzido no Brasil?

 

Cuidados 

 

A matriz emprenhou na estação de monta. Se você deseja produzir bezerros maiores, os cuidados começam ainda na gestação.

Antes de elaborar sua estação, selecione as vacas de cria que estão em condições corporais para serem emprenhadas. Sendo assim, reforce a nutrição no cocho e ofereça um pasto e qualidade.

Alguns suplementos dão uma força no organismo, evitando problemas como retenção de placenta. E ainda, fortalecem o desenvolvimento do bezerro que está em formação.

Confira mais informações aqui: Como produzir bezerros de qualidade e maiores?

Logo após o nascimento, que para mais segurança e conforto indicamos que seja no pasto-maternidade, estimule o consumo do colostro.

O primeiro alimento do bezerro é considerado uma vacina devido ao poder que tem: Quais os benefícios do colostro bovino?

 

Nutrição

 

A nutrição começa com a introdução alimentar. O sal mineral e o sal proteinado são opções para nutrir e reforçar o que não é oferecido pelo pasto, por exemplo.

Na seca, repõe a falta de pastagem e evita a perda de peso.

Sobre o sal proteinado, a quantidade adequada é 1g/kg peso vivo. Para preparar seu próprio sal, confira o passo a passo: Como fazer sal proteinado para o gado: a receita.

 

garrote nelore
Como produzir um garrote nelore com ganho de peso. – Foto: Pixabay

Engorda 

 

Depois do colostro, o bezerro passa a consumir o leite. E a partir da sétima semana de vida, pode começar a comer alimentos sólidos.

A partir daí, você sabe o que oferecer? Uma ração que tenha ingredientes que não só matam a fome. Mas que promovem o crescimento e engorda de forma saudável.

Além de uma receita própria para a fase, que você aprende a fazer neste link: Receita de ração para bezerros.

Depois de bezerro, o garrote nelore entra na fase de recria. Aqui, a ração muda.

O que o produtor precisa observar é o consumo do que é oferecido. Caso os bezerros e garrotes não consigam chegar no cocho pelo fato dos animais maiores dominarem o local, construa um creep-feeding.

Nesse espaço exclusivo para alimentação, apenas animais de pequeno porte entram. Dessa forma, não ficam acuados ou não precisam disputar o cocho com os maiores.

Contudo, o melhor é que você consegue construir o seu. Com materiais sustentáveis, o custo fica mais baixo.

E como o garrote nelore está na fase da recria, que é a mais longa da pecuária, a ração é diferente da oferecida para bezerros. Ou seja, aqui o animal já está desenvolvido. O que passa a ser necessário é focar na engorda, rendimento de carcaça e gordura.

Você tem a oportunidade de fazer a receita na propriedade: Receita de ração para recria. 

 

Manejo 

 

Evitar as doenças faz parte da criação do garrote nelore. Começa no nascimento com a cura do umbigo. Passando pela prevenção da temida diarreia. Com o crescimento e ao longo de toda a vida, parasitas devem ser controlados ao máximo.

Quando estressados os animais não comem. Ou seja, a engorda não acontece. O incômodo causado pelos insetos, com as picadas que são doloridas provocam essa reação. Ainda, outros sintomas vem junto. A anemia é uma delas.

A exposição ao sol, por exemplo, é outro fator que impacta a engorda do garrote nelore. Portanto, se o seu sistema for a pasto, plante árvores para que o rebanho possa se abrigar nos períodos mais quentes do dia.

Caso seu método seja confinamento, ter um galpão para a mesma finalidade é viável.

Na lida, deixe a violência de lado. Afinal, os animais precisam ser bem acolhidos desde o nascimento. Quando sentem medo, o manejo e atividades ficam mais difíceis.

Preste sempre atenção no excesso de lama. E trate a água como um item essencial na sua pecuária. Sendo assim, a limpeza dos bebedouros precisa entrar na agenda da lida. O acesso deve ser fácil. A distância entre o bebedouro e o cocho depende do que é servido.

 

Negociação do garrote nelore 

 

Quando chegar o momento de negociação, fique atento ao mercado.

Alguns fatores impactam diretamente no preço da arroba diariamente.

Para que você não perca dinheiro, a dica é acompanhar todos os dias os números da arroba e região.

Como resultado, você terá condições de analisar o movimento do agro e ainda possuirá mais argumentos no momento da venda.

Em conclusão, esteja bem informado sempre. Te justificamos no conteúdo: O que você precisa saber sobre o mercado do boi gordo.

Quer mais dicas sobre pecuária? Além do blog, a Boi Saúde mantém um canal de vídeos com orientações fáceis e que proporcionam mais lucro no seu negócio. Toda semana, novidades são publicadas sempre com foco no aumento da produtividade. Assista aqui: Boi Saúde no YouTube.

 
banner banner
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*