Como eliminar cupins no pasto com dicas simples


Entenda os procedimentos e dicas sobre como eliminar cupins no pasto.

Os cupins causam graves problemas em nossa pecuária. É muito comum nos pastos brasileiros e precisam ser eliminados para não prejudicar as projeções e metas da propriedade. Além de ocupar lugar nas pastagem por reduzir a área de pasto, atrapalham a locomoção não só dos bovinos, mas também dos tratadores. As máquinas, dependendo do porte, encontram dificuldade ao transitar entre os cupinzeiros. Outro fator, a presença de cupins causa desvalorização na propriedade e podem ser vistos a longas distâncias dependendo do tamanho, com impressão de pasto abandonado.

Entre os alertas está o abrigo de animais peçonhentos em cupinzeiros mortos. Cobras, escorpiões e aranhas venenosas podem se esconder e atacar os frequentadores do local, sejam humanos, sejam bovinos.

Aprender como eliminar cupins no pasto é fundamental
Aprender como eliminar cupins no pasto é fundamental

Dicas sobre como eliminar cupins no pasto

  • Insira uma barra de ferro no cupinzeiro até 15 cm aprofundado na terra. Ali estará a câmara da rainha, onde o cupinzeiro fica mole e com menor resistência. Na ponta da barra de ferro, coloque uma mangueira e funil e jogue o inseticida líquido. Se preferir usar inseticidas em pastilhas, o procedimento é o mesmo, porém após inserir dentro do cupinzeiro, ele deve ser lacrado com barro. O gás da pastilha será disseminado internamente e os cupins irão morrer lá dentro. Aguarde 10 dias para remover esses cupinzeiros;
  • Não remova os cupinzeiros com os insetos ainda vivos porque a proliferação pode ser ainda maior;
  •  Os cupins podem ser combatidos durante o ano todo, mas a época da reforma dos pastos é a mais propícia;
  • Existem dois tipos de cupim: montículo, o mais comum e o syntermes que se parece com o formigueiro. O syntermes se alimenta da parte verde das plantas. Basta identificá-lo como um grande formigueiro dentro da propriedade e combatê-lo para não ter prejuízos no seu pasto. Uma forma é a pulverização inserida nesse formigueiro por meio de perfurações.

Quer continuar no tema de pastagem? Acesse:

Como fazer o manejo de pastagem 

 

 

 

 

topo
Bitnami