Pastagem degradada é possível recuperar?

O pasto precisa ser saudável o ano todo. Porém, na seca é um desafio manter não só a qualidade, mas a quantidade suficiente para alimentar o gado. O problema que pode acontecer é produtor se deparar com a pastagem degradada. Será que é possível recuperar esse pasto? Para que a nossa dica te traga todo o conhecimento necessário, vamos te explicar o que é pastagem degradada.

A degradação de pastagem acontece em todas as regiões do país. A principal característica é que perda de produtividade ao longo do tempo.

O aparecimento de ervas daninhas é um sinal de que algo não anda bem. Além da diminuição da rebrota de novos capins.

Como o pasto é a principal fonte de alimentação do gado, a propriedade que tem esse problema de pastagem degradada precisa agir para não ter prejuízos na produtividade.

 

Como evitar 

 

A Boi Saúde alerta que não é só o gado que demanda manejo, o pasto também. E o acompanhamento da pastagem é fundamental.

Algumas ações podem prevenir a degradação como:

  • Respeitar o limite da taxa de lotação;
  • Dar condições para a rebrota e recuperação do pasto;
  • Prevenir ao máximo parasitas, cupins e insetos que danificam a forrageira.

 

pastagem degradada - Pastagem degradada é possível recuperar?
Pastagem degradada pode ser recuperada para promover boa produtividade na pecuária. – Foto: Gustavo Bayma.

Como recuperar pastagem degradada 

 

A recuperação é possível sim, amigo produtor!

Uma forma é fazer a recomposição da pastagem. É feita a partir da retirada das ervas daninhas. Outra ação é promover uma fertilidade do solo.

Esse tipo de recuperação, nomeado de direta, além de ter baixo custo, o produtor não precisa interromper o pastejo. Caso seja necessário, o período é de no máximo 30 dias.

O primeiro passo é retirar as ervas daninhas e demais plantas invasoras que prejudicam o crescimento do novo pasto.Para saber como fazer, confira: Como acabar com as ervas daninhas.

A renovação de pastagem degradada é outro formato de recuperação. Nesse caso, a forrageira é replantada. E com isso, existe a necessidade, além da fertilização do solo, de replantar a espécie mais indicada em toda a área.

O uso do pasto precisa ser interrompido por 90 dias para dar tempo suficiente de formação da nova pastagem.

A última sugestão é por meio da Integração Lavoura Pecuária. A conhecida ILP tem bons resultados não apenas na pastagem, mas também na produtividade e engorda.

Informações sobre os benefícios do sistema estão disponíveis aqui: Sistema ILPF aumenta a arroba do gado?. 

E não esqueça do manejo do pasto: Manejo de pasto no período da seca.

 

Você precisa de mais dicas sobre manejo de pasto?

 

Quer saber mais sobre a Boi Saúde? Acesse nosso site.

Referência: 

Dias-Filho, Moacyr Bernardino. Degradação de pastagens : o que é e como evitar / Moacyr Bernardino DiasFilho. — Brasília, DF : Embrapa, 2017.

 
Programa de Máxima Rentabilidade - Pastagem degradada é possível recuperar?Programa de Máxima Rentabilidade mobile - Pastagem degradada é possível recuperar?
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*