Quando aplicar herbicida para pastagem?

Você utiliza herbicida para pastagem com foco no aumento da sua produção, amigo produtor?

Caso tenha dúvidas a respeito do uso, vamos te explicar a importância e qual o melhor momento para ser aplicado.

Se estiver começando agora na pecuária ou pretende ampliar seus conhecimentos, a Boi Saúde vai te indicar os conceitos básicos sobre esse tipo de aplicação. Dessa forma, você terminará a leitura pronto para melhorar seu negócio.

Em primeiro lugar, explicaremos o que é herbicida. O uso na pecuária é recomendado, pois tem capacidade para recuperação de pastagens degradadas.

Acima de tudo, o herbicida é um agente que inibe o crescimento das plantas invasoras no pasto. A partir da aplicação, é possível reduzir a competição entre as plantas. Elas competem espaço e nutrientes do solo com a forrageira.

Algumas dessas plantas podem ser até tóxicas para os bovinos. Ou seja, dependendo do consumo e tipo de planta, o animal pode adoecer gravemente.

Agora, se esse é um problema que seu pasto enfrenta, não perca as dicas:

 

Quando aplicar herbicida para pastagem

 

Seguir algumas orientações para antes da aplicação do herbicida para pastagem garante melhores resultados.

Portanto, ao fazer uso desse controle químico, não deixe de tomar nota das seguintes indicações:

Em primeiro lugar, conheça as condições atuais do seu pasto. Sabendo a quantidade de ervas daninhas e demais plantas invasoras, facilita o processo. Em segundo lugar, identifique qual é a erva daninha. Em seguida, qual o estágio de desenvolvimento: raiz, florescimento e frutificação. Depois disso, a densidade de infestação.

Sendo assim, se você está se questionando se todos esses processos são necessários, a resposta é sim, amigo produtor. É a melhor estratégia para que o resultado seja o esperado.

 

herbicida para pastagem 1024x992 - Quando aplicar herbicida para pastagem?
Herbicida para pastagem auxilia a eliminar as ervas daninhas e plantas invasoras. – Foto: Mundo Sindi

Como aplicar 

 

Existe mais de um método para aplicação. O que irá determinar são os passos citados acima e o estado no momento pré-aplicação.

Foliar: a aplicação é feita nas folhas das ervas daninhas. No entanto, se a infestação for maior que 40% da área total, é indicado o uso em toda a extensão acometida.

No toco: quando há corte, a aplicação é feita no toco nas ervas daninhas. Daí que vem o nome. O corte pode ser feito com enxada. Ou até mesmo uma foice. Uma dica é usar um corante azul junto ao herbicida. Como resultado, saberá quais plantas receberam o produto.

No tronco (basal): bom, nesse caso, são em plantas invasoras de grande porte. A aplicação pode ser feita no caule, com um pulverizador. Caso utilize pincel, em até 40 cm de altura do tronco.

Tratamento no solo: neste tipo de aplicação, o herbicida para pastagem em grânulos é uma opção adequada. Inserido no caule da erva daninha, quando é molhado com a chuva, é absorvido no solo. No entanto, não aplique em solos queimados ou plantas que foram roçadas há pouco tempo.

 

Quando uma pastagem é considerada degradada? 

 

A partir da presença de plantas invasoras. Essas espécies enfraquecem o solo devido a falta de vitaminas e minerais. Além disso, a pastagem degradada não há crescimento de forrageira. Sendo assim, é possível até notar um excesso ou falta de água.

Assim que uma pastagem é considerada degradada, o produtor tem que seguir alguns passos para a recuperação. Portanto, a aplicação do herbicida para pastagem é uma delas.

Portanto, entre a adubação, fertilização e calagem, o herbicida pode ser um outro passo.

Complemente o conteúdo:

Por fim, não deixe de saber mais! Implemente técnicas simples no dia a dia da sua propriedade e tenha cada vez mais sucesso. Confira nossos vídeos: Boi Saúde no YouTube.

 
Referência:
OLIVEIRA, Maurílio Fernandes de; WENDLING, Ivan Jannotti. USO E MANEJO DE HERBICIDAS EM PASTAGENS. Embrapa.

 
Controle dos Parasitas - Quando aplicar herbicida para pastagem?Controle dos Parasitas mobile - Quando aplicar herbicida para pastagem?
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*