Como adquirir o selo de carne angus certificada

Com o avanço das técnicas pecuárias, adquirimos novas raças. Algumas estão ganham cada vez mais mercado. E para garantir a qualidade do produto, algumas carnes estão ganhando o selo de certificação. Entre elas, a angus.

Mas quais são os passos para adquirir o selo de carne angus certificada?

A raça angus é conhecida por produzir uma carne nobre e de alta qualidade.

Os bovinos angus têm alta rentabilidade.

O giro financeiro se deve a taxa de fertilidade que é maior quando comparada a outras raças.

A carne oferece cortes suculentos. O sabor é diferenciado. Além disso, o índice gordura é considerado na medida certa.

Portanto, se a produção de carne de qualidade te interessa, não deixe de ler:

 

Carne angus certificada

 

O programa de certificação da carne angus é organizado pela Associação Brasileira de Angus. Inclusive, a própria associação incentiva o consumo apenas de carne certificada.

É o primeiro programa no Brasil a atender o nível de qualidade com exigência internacional. Além disso, não podemos deixar de citar que esse modelo de certificação tem o reconhecimento da Confederação Nacional da Agricultura (CNA).

Com início em 2003, teve como modelo um projeto americano de certificação.

Entre os objetivos, estão:

  • Valorização do produtor rural;
  • Ofertar ao consumidor uma carne de qualidade;
  • Atender a expectativa de consumidos mais exigentes.

Hoje, mais de 1.000 estabelecimentos comercializam a carne angus certificada no Brasil. Sendo mais de cinco mil produtores que fazem parte do programa. É um número bem considerável, não é mesmo?

 

carne certificada angus - Como adquirir o selo de carne angus certificada
A carne certificada angus rende maior margem de lucro ao produtor. – Foto: Associação Brasileira de Angus

Como faço para adquirir o selo? 

 

Qualquer propriedade pode participar do programa. E têm a oportunidade de solicitar a certificação. Ou seja, não importa o tamanho e o número de animais. Mas sim, a qualidade do produto produzido.

Além disso não tem custo. E o produtor não precisa ser membro da Associação Brasileira de Angus.

O produtor que deseja adquirir precisa cumprir alguns requisitos. Em primeiro lugar, ter animais com pelo menos 50% de genética angus. Os animais precisam ser jovens. Em segundo lugar, ter uma cobertura de gordura mediada. Em terceiro lugar, a carcaça deve ser adequada.

Além disso, o programa não aceita animais que são resultados de cruzamento com raças leiteiras. A justificativa é questões relacionadas a qualidade e aparência dos cortes.

Quando um bovino atende os requisitos do programa, pode receber premiações entre 10% e 12% do mercado, por exemplo. Ou seja, o triplo ou até quatro vezes a mais a do que a rentabilidade média do sistema de produção.

 

Visitas 

 

Por fim, para garantir que esses itens sejam válidos, uma equipe de técnicos da Associação acompanham o processo. Visitas na propriedade também estão dentro das atividades para conquistar a carne angus certificada, por exemplo.

Nesse caso, os técnicos avaliam os animais no curral. Além disso, são realizadas orientações sobre como aumentar a qualidade.

A inspeção também é feita na linha de abate. Sendo assim, apenas os animais que estão dentro do padrão estipulados são certificados.

Para participar, acesse o site da Associação Brasileira de Angus. Depois, preencha o termo do pecuarista: www.angus.org.br.

 

Ficou interessado na produção de angus? Veja mais detalhes na dica: Angus produz carne nobre de alta qualidade.

Já que é necessário cumprir todos esses requisitos, aplique conceitos do programa de rentabilidade máxima desenvolvido pela Boi Saúde: Gado a pasto com grande rentabilidade.

Complemente com:

Para saber mais sobre como melhorar seus resultados, acesse nosso canal de vídeos. Dicas sobre pecuária de corte e de leite com menos de três minutos. Elas podem potencializar sua lucratividade: Boi Saúde no YouTube.

 

Referência:

Associação Brasileira de Angus

Carne Angus Certificada

 
Boi 777 - Como adquirir o selo de carne angus certificadaBoi 777 mobile - Como adquirir o selo de carne angus certificada
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*