Após o nascimento e a fase da desmama, alimentar os bezerros de forma mais estratégica com foco no ganho de peso é o ideal. E mesmo que durante a gestação e o consumo de leite, o animal tenha conquistado boas arrobas, seguir com o aumento de desempenho ainda nessa primeira fase de criação é fundamental. Mesmo com a introdução alimentar por meio do pasto e uma ração nutritiva, o uso de aditivos para bezerro se torna necessário para que a produtividade seja maior e, como resultado, seu lucro aumente.
Quando potencializamos a engorda desde os primeiros meses de vida, ao chegar na recria e na terminação, o gado terá mais condições de não apenas conquistar mais peso de forma progressiva, mas terá um maior rendimento de carcaça, assim como o índice de gordura. Dessa forma, quanto mais qualidade você oferecer, mais o mercado e fornecedores estarão à sua procura. Por isso, entenda quais aditivos para bezerros utilizar e como.
Introdução alimentar de bezerros
De acordo com a Embrapa, bezerros de raças taurinas começam a pastar a partir da segunda semana de idade, com a média de três horas por dia. Ao completar 120 dias, esse tempo de pastejo vai aumentando progressivamente, de acordo com a idade. Já as zebuinas iniciam a ruminação aos 30 dias de idade.
Com essa informação, você terá condições de se preparar melhor para que os bezerros possam consumir o pasto em quantidade adequada e ainda, se programar para oferecimento da ração.
Aditivos para bezerro: quais promovem a engorda?
Agora que você já aprendeu quando iniciar o introdução, entenda agora a importância dos aditivos para bezerros. Assim como na fase adulta, os bezerros não consomem todos os nutrientes necessários no pasto. Por isso que devemos sempre oferecer sal proteinado na seca e o sal mineral nas águas. Essa nutrição faz parte de uma pecuária que promove bons resultados ao fim da temporada, principalmente na seca.
Mas o sal não tem esse poder de fazer tudo sozinho apenas com o pasto. Ao aderir o uso de aditivo, o produtor potencializa o gado de peso. Entre os aditivos mais usados na pecuária e que apresenta maior eficiência de acordo com estudos e pesquisas está a virginiamicina.
A virginiamicina é um aditivo melhorador de desempenho. Isso significa que tudo o que o bezerro consome no cocho e na pastagem são mais absorvidos pelo organismo do animal, fazendo com que o ganho de peso seja maior, quando comparado com rebanhos que não a utilizam.
Os benefícios para uso da virginiamicina em bezerros são:
- Aumento do desempenho e qualidade dos bezerros;
- Melhora o peso na desmama de bezerros machos e fêmeas;
- Aumenta a produção de arrobas por hectare ao ano.
Como oferecer aditivos para bezerro?
Uma ração com ingredientes que auxiliam no desenvolvimento do bezerro e que contém virginiamicina está entre as estratégias mais fáceis e que promovem alto desempenho ao produtor. Basta produzir na sua propriedade, pois contém todos os nutrientes necessários que serão complementares ao pasto, potencializando a engorda.
Aprenda uma receita de ração para bezerro GRÁTIS:
O ideal é que o cocho dos bezerros esteja em um creep feeding, cercado com entrada exclusiva para animais de pequeno porte, onde podem comer sem disputa com os bovinos adultos. Assim, o produtor garante a produtividade e os animais da cria não deixam de usufruir do que é oferecido no cocho.
Quando se trata de pasto, alguns produtores oferecem a área mais nutritiva para os bezerros em um espaço exclusivo chamado creep grazing que segue a mesma lógica do creep feeding.
- Creep grazing e creep feeding: importância e diferenças;
- Creep feeding facilita a nutrição de bezerros
Referência
Com que idade bezerros começam a pastar? Embrapa Gado de Corte – perguntas frequentes.