A pecuária intensiva é oposto da pecuária extensiva. Se você ainda não conhece esse termo, não se assuste.
Esta dica foi preparada exclusivamente para que esse sistema seja conhecido.
Além disso, para que você amplie seus conhecimentos sobre o agronegócio.
Continue com a gente e qualquer dúvida, é só deixar um comentário que iremos te atender!
Existem diversos sistemas na pecuária brasileira. E a pecuária intensiva é apenas um deles.
Assim, como a pecuária extensiva, provavelmente, você conhece algum produtor que atua com a intensiva.
Afinal, o que é pecuária intensiva?
É o método de criação de gado em pequenas áreas. Conforme citamos no começo do texto, é o grande diferencial da pecuária extensiva, já que é baseada em grandes áreas territoriais.
Na intensiva, o confinamento e o semi-confinamento têm forte presença. Ainda, tem como base o uso de tecnologia como inseminação artificial e melhoramento genético.
Esse é um tópico que causa desvantagem em relação aos outros sistemas. Isso porque, exige um alto investimento e também mão de obra especializada. Outra característica, é o acompanhamento frequente de veterinários.
Mas também há vantagens. Por não necessitar de grandes áreas e ter uma alta taxa de produtividade, é uma boa escolha para aqueles que têm condições de investir alto.
Ainda, pelos animais estarem no mesmo espaço, há mais facilidade para proporcionar um controle sanitário rígido, como toda propriedade deve ter. Além de cuidados na alimentação.
Alimentação na pecuária intensiva
Mesmo o gado em confinamento precisa de suplementos, amigo produtor.
Não descuide da nutrição dos seus bovinos. Não importa qual o sistema escolhido para a sua produção.
Se você ainda não implementou a nutrição no seu confinamento, chegou a hora. Clique na dica e saiba tudo sobre o assunto: Nutrição ideal para confinamento de gado.
Para saber mais sobre outros sistemas, principalmente a pecuária extensiva, acesse o link: http://dicas.boisaude.com.br/pecuaria-extensiva/.
Dessa forma, poderá fazer um comparativo e escolher a melhor de acordo com a sua estrutura.
E mesmo se sua propriedade for de pequeno porte, não se preocupe. O que importa é o manejo e a forma de produção. Te orientamos no conteúdo: Confinamento de gado em pequenas propriedades.
Controle de doenças
O confinamento, por meio da pecuária intensiva, tem um giro rápido de engorda.
Porém, alguns cuidados precisam ser tomados.
Pela alimentação ser baseada em grãos, o organismo do animal pode sofrer pela alta concentração de energia.
Portanto, protegê-los oferecendo uma ração equilibrada é uma opção muito bem-vinda.
Ainda, complemente com aditivos que, além de potencializar a engorda, previnem problemas de saúde. Entre eles, a acidose e o timpanismo.
O impacto dessas doenças, você pode ler nos links:
Fique em dia com as vacinas. Não deixe o calendário passar sem aplicar esses importantes mecanismos. Mais que manter o animal sadio, evita que seu produto perca valor de mercado.
Para programar a aplicação, clique: Calendário sanitário para bovinos: como planejar.
Se preferir dicas em formato de vídeos, acesse nosso canal. Orientações sobre pecuária de corte e de leite ara você melhorar seus resultados. Não deixe de conferir: Boi Saúde no YouTube.
O que é pecuária intensiva?
É o método de criação de gado em pequenas áreas. O confinamento e o semi-confinamento têm forte presença. Ainda, tem como base o uso de tecnologia como inseminação artificial e melhoramento genético.
Pequenas propriedades podem aderir a pecuária intensiva?
Sim, o método é focado em pequenas áreas. Então, o resultado pode ser mais efetivo, desde que o manejo e a produção sejam adequados.
A pecuária intensiva demanda alto investimento?
Por não necessitar de grandes áreas e ter uma alta taxa de produtividade, é uma boa escolha para aqueles que têm condições de investir. Exige um alto investimento e também mão de obra especializada.
Quais as vantagens da pecuária intensiva?
Alta produtividade em uma área menor. Pelos animais estarem no mesmo espaço, há mais facilidade para proporcionar um controle sanitário rígido, como toda propriedade deve ter. Além de facilitar os cuidados na alimentação.