A silagem é uma boa alternativa para o período da seca. A maioria dos pecuaristas que atua no regime de confinamento também é adepta a esse formato de alimentação para bovinos.
Mas se você está chegando agora na pecuária ou deseja iniciar a oferecimento na sua propriedade, aprenda neste texto a quantidade ideal para o gado.
Então, vamos começar?
Se você é iniciante no assunto, vamos aproveitar para explicar o que é silagem. Em primeiro lugar, a silagem nada mais é que um produto alimentar oferecido aos animais. O material passa por um processo de fermentação e acidificação.
Em segundo lugar, é geralmente composto por material verde vegetal.
Em terceiro lugar, oferecer a quantidade certa garante a engorda esperada. Além disso, também é a nutrição que irá manter a saúde do animal.
Agora, por que utilizar a silagem? Há vantagens para o produtor com foco na economia. O valor nutricional é outro destaque. Na seca pode salvar muitos animais sem pasto.
- É uma ótima alternativa na seca quando os pastos são escassos;
- O produtor pode se programar e já iniciar a silagem no período das águas, já que é a validade do armazenamento é de um ano, dependendo do ingrediente utilizado;
- Por fim, é uma forma prática de alimentar lotes numerosos de bovinos em confinamento.
Você pode fazer silagem de:
- Capim: o capim servido como silagem pode ser alternativa ao milho, quando o valor de mercado estiver muito alto e não compensando para a aquisição para o produtor. É uma alternativa para o período da seca. Quando há o sistema de pastejo rotacionado na propriedade, é possível fazer uma boa reserva para essa época do ano. Saiba mais em: Silagem de capim para o gado.
- Milho;
- Sorgo;
- Cana-de-açúcar: a cana-de-açúcar é um excelente alimento para todos os animais e o maior investimento que o produtor faz é na alimentação e nutrição. Ambas proporcionam um resultado positivo, certamente, com bom desenvolvimento para elevação de um plantel de qualidade;
- Abacaxi: está espantado? Mas é isso mesmo, amigo produtor. O abacaxi é uma boa alternativa de alimento para o gado.
Quantidade para o gado
Então, vamos ao interessa, não é mesmo? Abaixo, você saberá a quantidade de silagem diária para seu gado:
Vacas Leiteiras: até 20 kg/cabeça ao dia ou cerca de 3% do peso vivo;
Vacas Secas: 9 a 15 kg, por cabeça ao dia;
Touros: 1,5% do peso vivo;
Bezerros e novilhas: 5 a 6 kg ao dia;
Gado em engorda: em torno de 3% do peso vivo.
Não se esqueça que o armazenamento correta da silagem é fundamental! Sabia aqui como evitar o botulismo e outras doenças na alimentação do seu gado.
Como é o consumo de silagem aí na sua propriedade, amigo produtor? Escreva aqui nos comentários. Vamos compartilhar conhecimento e fortalecer nosso agro!
Por fim, não pare seus conhecimentos aqui amigo produtor! Confira a dica Planejamento da alimentação para bovinos na seca.
E para melhorar seu desempenho, confira os nossos vídeos no canal da Boi Saúde no YouTube. Os materiais sobre gado de corte e leite são de rápido acesso e fácil interpretação. Então, acesse agora e confira: Boi Saúde no YouTube. O conteúdo é totalmente gratuito.
Aproveite e se inscreva no canal e não perca nossas atualizações, combinado? Nos vemos na próxima dica. Então, até lá!
Referência:
KAPP, Carlos Eduardo. Material didático – Caderno temático. Colégio agrícola estadual Getúlio Vargas. Secretaria de Estado da eduacação-PR Programa de desenvolvimento educacional, 2007.
🔴 Por que utilizar a silagem?
Há vantagens para o produtor com foco na economia e para o gado devido ao teor nutricional. É uma ótima alternativa na seca quando os pastos são escassos.
🔴 Silagem de Cana de Açúcar
A cana-de-açúcar é um excelente alimento para todos os animais e o maior investimento que o produtor faz é na alimentação e nutrição.
🔴 Quais os tipos mais comuns de silagem?
Entre os tipos mais comuns de silagem estão a de capim, de milho, de sorgo e de cana-de-açúcar.
🔴 Silagem na seca
O produtor pode se programar e já iniciar a silagem no período das águas, já que a validade do armazenamento é de um ano, dependendo do ingrediente utilizado.
Estou iniciando um confinamento para 60 garrote com 22 meses. Tenho uma área de 3ha com irrigação perene, que hoje faço 80ton/ano de silagem da parte aérea da mandioca (maniva e folha) e 350ton/ano do capim BR Capiaçu. A partir desta produção, o que devo acrescentar de concentrado?
Olá Elísio, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!
Boa noite!
José Carlos, tenho vacas de leite é estou com custo muito alto em alimentação, seria possível você me dizer quanto de volumoso é ideal para uma vaca.
Olá Aldemario, pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!
Ótimas dicas muitas informações valiosas para que possamos colocar em prática no dia a dia da lida com os animais tanto o gado de corte quanto o de leite obrigado Boisaúde parabéns pelos conteúdos informativos
Olá Anderson, seu comentário é muito importante para nossa equipe! Nosso objetivo é facilitar o acesso à informação, para que nossa pecuária seja cada vez mais forte! Muito obrigado por estar com a Boi Saúde!!
Esse calculo considera o gado a pasto na seca ou em confinamento sem pasto.
Adiciono a isso, a suplementacao com sal proteinado correto?
Olá Victor, muito interessante sua pergunta, poderia me enviar por e-mail por favor? O e-mail é: josecarlos@boisaude.com.br