Abacaxi moído no confinamento

 

Está espantado com o título do texto? Mas é isso mesmo, amigo produtor. O abacaxi é uma boa alternativa de alimento para o gado. Por isso, vamos te orientar sobre como oferecer abacaxi moído no confinamento. O tema foi sugerido por um dos nossos leitores. E caso tenha alguma dúvida sobre pecuária e manejo do gado, é só deixar nos comentários que vamos te responder.

O índice de proteína do abacaxi é mais baixo que a do milho, mas é considerável. Enquanto a silagem do milho tem de 7% a 9,5%, o abacaxi tem em torno e 6,5% e tem maior energia concentrada. A engorda estimada é a mesma da silagem de milho, que gira em torno de 1,5 kg por dia. Com potencialização na nutrição, pode chegar a 1,8kg/cabeça/dia. Por ser palatável, a fruta tem uma boa aceitação do gado.

Quando o valor do milho estiver em alta, é uma fonte econômica para alimentar os bovinos. Ainda, se for viável, você pode cultivar na sua propriedade. Uma outra fonte muito utilizada na pecuária é a cana de açúcar. Se tiver interesse, confira nossa receita de volumoso.

 

Abacaxi moído no confinamento Abacaxi moído no confinamento
Abacaxi moído no confinamento é alternativa econômica e nutritiva ao milho. Foto: Simone Perazza.

Como oferecer o abacaxi ao gado

 

  • Até cinco dias após o corte, em formato in natura.
  • Se quiser estocar, pode fazê-lo em silagem, após a fermentação, que acontece em 40 dias. Não existe um equipamento específico para fazer silagem de abacaxi, mas você utilizar o mesmo utilizado para o milho, com ajustes. O estoque pode durar até um ano, dependendo da forma de estocagem.

 

Complemento da alimentação

 

O alimento não é 100% responsável pela engorda. A nutrição fornecida no cocho garante o ganho de peso esperado, mesmo no período crítico da seca. Sempre reforçamos a importância de uma suplementação adequada. Se você tem gado confinado e está em dúvida quanto a nutrição ideal, confira as orientações na dica: Nutrição ideal para confinamento de gado.

 

Volumoso de Cana-de-Açúcar:
Receba receita para maior nutrição e economia na propriedade.


Um pensamento em “Abacaxi moído no confinamento”

  1. Aquiles Rodrigues disse:

    Gostaria de saber também se a torta de dendê é recomendável para o gado em confinamento?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

topo
Bitnami