Está espantado com o título do texto? Mas é isso mesmo, amigo produtor. O abacaxi é uma boa alternativa de alimento para o gado. Por isso, vamos te orientar sobre como oferecer abacaxi moído no confinamento. O tema foi sugerido por um dos nossos leitores. E caso tenha alguma dúvida sobre pecuária e manejo do gado, é só deixar nos comentários que vamos te responder.
O índice de proteína do abacaxi é mais baixo que a do milho, mas é considerável. Enquanto a silagem do milho tem de 7% a 9,5%, o abacaxi tem em torno e 6,5% e tem maior energia concentrada. A engorda estimada é a mesma da silagem de milho, que gira em torno de 1,5 kg por dia. Com potencialização na nutrição, pode chegar a 1,8kg/cabeça/dia. Por ser palatável, a fruta tem uma boa aceitação do gado.
Quando o valor do milho estiver em alta, é uma fonte econômica para alimentar os bovinos. Ainda, se for viável, você pode cultivar na sua propriedade. Uma outra fonte muito utilizada na pecuária é a cana de açúcar. Se tiver interesse, confira nossa receita de volumoso.

Como oferecer o abacaxi ao gado
- Até cinco dias após o corte, em formato in natura.
- Se quiser estocar, pode fazê-lo em silagem, após a fermentação, que acontece em 40 dias. Não existe um equipamento específico para fazer silagem de abacaxi, mas você utilizar o mesmo utilizado para o milho, com ajustes. O estoque pode durar até um ano, dependendo da forma de estocagem.
Complemento da alimentação
O alimento não é 100% responsável pela engorda. A nutrição fornecida no cocho garante o ganho de peso esperado, mesmo no período crítico da seca. Sempre reforçamos a importância de uma suplementação adequada. Se você tem gado confinado e está em dúvida quanto a nutrição ideal, confira as orientações na dica: Nutrição ideal para confinamento de gado.
Gostaria de saber também se a torta de dendê é recomendável para o gado em confinamento?