fbpx

Silagem: quantidade para o gado

 
banner banner
 

A silagem é uma boa alternativa para o período da seca. A maioria dos pecuaristas que atua no regime de confinamento também é adepta a esse formato de alimentação para bovinos.

Mas se você está chegando agora na pecuária ou deseja iniciar a oferecimento na sua propriedade, aprenda neste texto a quantidade ideal para o gado.

Então, vamos começar?

 

 

Se você é iniciante no assunto, vamos aproveitar para explicar o que é silagem. Em primeiro lugar, a silagem nada mais é que um produto alimentar oferecido aos animais. O material passa por um processo de fermentação e acidificação.

Em segundo lugar, é geralmente composto por material verde vegetal.

Em terceiro lugar, oferecer a quantidade certa garante a engorda esperada. Além disso, também é a nutrição que irá manter a saúde do animal.

Agora, por que utilizar a silagem? Há vantagens para o produtor com foco na economia. O valor nutricional é outro destaque. Na seca pode salvar muitos animais sem pasto.

  • É uma ótima alternativa na seca quando os pastos são escassos;
  • O produtor pode se programar e já iniciar a silagem no período das águas, já que é a validade do armazenamento é de um ano, dependendo do ingrediente utilizado;
  • Por fim, é uma forma prática de alimentar lotes numerosos de bovinos em confinamento.

 

Silagem: quantidade para o gado
Silagem: quantidade para o gado. – Foto: Reprodução Internet.

Você pode fazer silagem de:

 

  • Capim: o capim servido como silagem pode ser alternativa ao milho, quando o valor de mercado estiver muito alto e não compensando para a aquisição para o produtor. É uma alternativa para o período da seca. Quando há o sistema de pastejo rotacionado na propriedade, é possível fazer uma boa reserva para essa época do ano. Saiba mais em: Silagem de capim para o gado.
  • Milho;
  • Sorgo;
  • Cana-de-açúcar: a cana-de-açúcar é um excelente alimento para todos os animais e o maior investimento que o produtor faz é na alimentação e nutrição. Ambas  proporcionam um resultado positivo, certamente, com bom desenvolvimento para elevação de um plantel de qualidade;
  • Abacaxi: está espantado? Mas é isso mesmo, amigo produtor. O abacaxi é uma boa alternativa de alimento para o gado.

 

Quantidade para o gado

 

Então, vamos ao interessa, não é mesmo? Abaixo, você saberá a quantidade de silagem diária para seu gado:

Vacas Leiteiras: até 20 kg/cabeça ao dia ou cerca de 3% do peso vivo;

Vacas Secas: 9 a 15 kg, por cabeça ao dia;

Touros: 1,5% do peso vivo;

Bezerros e novilhas: 5 a 6 kg ao dia;

Gado em engorda: em torno de 3% do peso vivo.

Não se esqueça que o armazenamento correta da silagem é fundamental! Sabia aqui como evitar o botulismo e outras doenças na alimentação do seu gado.

Como é o consumo de silagem aí na sua propriedade, amigo produtor? Escreva aqui nos comentários. Vamos compartilhar conhecimento e fortalecer nosso agro!

Por fim, não pare seus conhecimentos aqui amigo produtor! Confira a dica Planejamento da alimentação para bovinos na seca.

E para melhorar seu desempenho, confira os nossos vídeos no canal da Boi Saúde no YouTube. Os materiais sobre gado de corte e leite são de rápido acesso e fácil interpretação. Então, acesse agora e confira: Boi Saúde no YouTube. O conteúdo é totalmente gratuito.

Aproveite e se inscreva no canal e não perca nossas atualizações, combinado? Nos vemos na próxima dica. Então, até lá!

Referência: 
KAPP, Carlos Eduardo. Material didático – Caderno temático. Colégio agrícola estadual Getúlio Vargas. Secretaria de Estado da eduacação-PR Programa de desenvolvimento educacional, 2007.

 
banner banner
 

🔴 Por que utilizar a silagem?

Há vantagens para o produtor com foco na economia e para o gado devido ao teor nutricional. É uma ótima alternativa na seca quando os pastos são escassos.

🔴 Silagem de Cana de Açúcar

A cana-de-açúcar é um excelente alimento para todos os animais e o maior investimento que o produtor faz é na alimentação e nutrição.

🔴 Quais os tipos mais comuns de silagem?

Entre os tipos mais comuns de silagem estão a de capim, de milho, de sorgo e de cana-de-açúcar.

🔴 Silagem na seca

O produtor pode se programar e já iniciar a silagem no período das águas, já que a validade do armazenamento é de um ano, dependendo do ingrediente utilizado.

12 pensou em “Silagem: quantidade para o gado”

  1. Fábio Ribeiro disse:

    Opá… Tudo bem? Fábio Ribeiro aki… sou do Rio de Janeiro, tenho uma pequena propriedade situada na região do vale do Paraíba Fluminense, município de Pinheiral, perto de Barra do Piraí.
    Estou iniciando na pecuária leiteira…
    Meu projeto é em uma propriedade pequena de quatro hectares, topografia toda de várzea, predominante do capim Tangola, onde dividi 22 pastos de 1000 m² e 1 hectar de capinhaçu… Pretendo ter 20 reses em lactação no sistema rotacionado, preciso de orientação a respeito de consorciar a silagem com a pastagem…
    Pergunta:
    Necessário se faz ofertar os mesmos 3% do peso vivo para cada animal/dia de silagem?

    1. marketing boisaude disse:

      Olá Fábio, boa tarde! Obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

  2. LEANDRO ANTONIELLE ROCHA disse:

    Boa tarde, a quantidade a ser consumida em relação ao PV é a quantidade de Kg em MS ou peso da silagem direta no caso?

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Leandro, boa tarde, a resposta para essa e outras dúvidas, você encontra aqui, no blog da Boi Saúde: https://dicas.boisaude.com.br.

  3. Elísio Cruz Jr. disse:

    Estou iniciando um confinamento para 60 garrote com 22 meses. Tenho uma área de 3ha com irrigação perene, que hoje faço 80ton/ano de silagem da parte aérea da mandioca (maniva e folha) e 350ton/ano do capim BR Capiaçu. A partir desta produção, o que devo acrescentar de concentrado?

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Elísio, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

  4. ALDEMARIO EUFRASIO DA SILVA JÚNIOR disse:

    Boa noite!
    José Carlos, tenho vacas de leite é estou com custo muito alto em alimentação, seria possível você me dizer quanto de volumoso é ideal para uma vaca.

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Aldemario, pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

  5. Ótimas dicas muitas informações valiosas para que possamos colocar em prática no dia a dia da lida com os animais tanto o gado de corte quanto o de leite obrigado Boisaúde parabéns pelos conteúdos informativos

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Anderson, seu comentário é muito importante para nossa equipe! Nosso objetivo é facilitar o acesso à informação, para que nossa pecuária seja cada vez mais forte! Muito obrigado por estar com a Boi Saúde!!

  6. Esse calculo considera o gado a pasto na seca ou em confinamento sem pasto.
    Adiciono a isso, a suplementacao com sal proteinado correto?

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Victor, muito interessante sua pergunta, poderia me enviar por e-mail por favor? O e-mail é: josecarlos@boisaude.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*