fbpx

Desmama em bovinos de corte: quando e como fazer

A desmama é uma das atividades que mais impactam os pecuaristas que atuam com a fase de cria. Existem diversos métodos para ser feita, entretanto, alguns são mais indicados que os outros devido ao estresse que a separação proporciona para a matriz e ao bezerro. Assim como todos os processos da pecuária, a desmama em bezerros de corte deve ser realizada da forma mais gentil possível, proporcionando o máximo de bem-estar e com foco na redução do sofrimento de ambos animais. Para que você tenha sucesso na sua propriedade, quando chegar esse momento, confira as principais dúvidas sobre o tema aqui.

 

Alto desempenho começa com a estação de monta 

Antes de começar no tópico desmama, vamos explicar um pouco sobre a melhor época para a estação de monta. Um alto desempenho produtivo depende de vários fatores e um deles, é o planejamento da monta, desde antes mesmo das vacas entrarem no cio.

E para ter bezerros mais pesados, alguns passos precisam ser seguidos:

  • Planeje sua monta durante as águas, quando o pasto está verde e mais nutritivo;
  • Iniciar o oferecimento de suplementos antes mesmo da monta para fortalecer o organismo das matrizes e dos touros. A virginiamicina é um aditivo muito recomendado para a reprodução bovinos, porque além de melhorar o escore corporal das vacas de cria, evita problemas como distocia bovina e retenção de placenta;
  • Monitore o comportamento das matrizes antes e, principalmente, durante o parto para
  • Monte um pasto-maternidade para garantir conforto, segurança e higiene nos primeiros dias de vida do bezerro, quando a imunidade ainda é baixa e está mais suscetível a doenças.

Quando fazer a desmama em bovinos de corte

Se os bezerros nasceram entre os meses agosto e outubro, o melhor período para a desmama é entre fevereiro e abril. Isso quando se trata da desmama tradicional, já que existe também a desmama precoce.

A desmama tradicional acontece quando os bezerros atingem entre os sete e oito meses de idade, fase quando já estão com o sistema digestivo com boa aceitação de alimentos sólidos, como pastagem, ração e aditivos.

O uso de suplemento para bezerros desmamados é indicado, pois os benefícios começam logo na primeira fase da vida bovina. O sal mineral precisa ser uma rotina na propriedade que deseja obter lucro, logo na desmama. E a virginiamicina, que citamos ser importante na reprodução, também pode ser ofertada aos bezerros para aumento de desempenho, ganho de peso, para chegar na terminação com o rendimento de carcaça esperado.

 

Como fazer a desmama em bovinos de corte

A desmama tradicional é bem estressante para os animais. Quando se isola a matriz dos bezerros, ambos animais sofrem pela separação, o que pode causar queda ou estacionamento no desempenho.

A desmama precoce acontece quando os bovinos atingem 90 quilos. E uma maneira de reduzir o estresse é não separar totalmente a matriz e dos bezerros. Uma cerca, na qual você insere a vaca de um lado e o bezerro do outro, auxilia bastante. O isolamento é apenas físico, mas possibilita o contato pelo cheiro e também pela visão, reduzindo assim, o estresse. Aos poucos, você pode ir aumentando a distância, até os dois se acostumarem e não sentirem tanto a falta um do outro.

Uma outra dica é inserir os bezerros em pastos que tenham outros bovinos. Conhecido como amadrinhamento, esse método proporciona um pouco de segurança ao bezerro que está em fase de desmama, já que não estará sozinho apenas com outros animais na fase de cria. A presença de bovinos adultos alivia a ansiedade e proporciona calma aos bezerros.

Quando realizada antes do tempo indicado e de forma estressante, além do risco de aumento de mortalidade. Por isso, fique atento para que esse processo não seja feito antes da idade e peso adequados.

O que fazer para ter bom desempenho na desmama dos bovinos de corte 

Algumas táticas funcionam muito bem quando se trata de desmama. Uma delas é a implementação do creep-feeding, espaço exclusivo onde apenas bezerros conseguem entrar para se alimentarem. O cocho tem dimensões para animais de pequeno porte consumirem ração e nutrição, tranquilamente, sem concorrência.

Existe também o creep-grazing, que segue a mesma lógica que o creep-feeding, entretanto, o foco é pastagem.

Oferecer ração própria para a primeira fase também auxilia no desempenho e evita a perda de peso na fase da desmama. Na introdução alimentar, além da pastagem, quando os animais estiverem aptos a consumir alimentos sólidos, você poderá oferecer uma mistura de alimentos que melhoram o desenvolvimento, preparando-o para as fases seguintes: recria e engorda.

 


banner banner
 

 

Referência 

Desmama em bovinos de corte. Embrapa Gado de Corte divulga. Campo Grande, MS, mar. 1996 nº 16

Foto de capa: Hacienda San Julian

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*