fbpx

Venda de bezerro: os segredos para uma boa compra

 
banner banner
 

A compra e venda de bezerro exige uma série de cuidados para evitar prejuízos e garantir um bom negócio. Se precisar, faça uma lista de todos os detalhes que precisam ser analisados. Para facilitar sua rotina, a Boi Saúde elaborou os principais critérios a serem avaliados antes de você assinar o contrato.

Abaixo você terá acesso a informações mais completas e essenciais para fechar o melhor negócio e bater suas metas de lucro.

 

 

Neste conteúdo, você terá acesso aos temas:

 

 

Compra e venda de bezerro: melhor momento para compra

 

Em primeiro lugar, o que é preciso acompanhar é o preço do bezerro no mercado. Esperar o momento certo te garante uma boa economia. Em segundo lugar, pesquise os vendedores de referência na pecuária de cria e da sua região. Leilão e feiras de exposição são ótimas oportunidades. Dê preferência para comprar bezerros que você consegue avaliá-los presencialmente. Dessa forma, terá a garantia da compra de animais que farão a diferença na sua produtividade.

Geralmente, a venda de bezerro é precificada por unidade. Entretanto, o mercado está acompanhando mudanças lentas que podem impactar o futuro dessa negociação: o preço do bezerro por quilo. Alguns especialistas indicam que a venda do bezerro por arroba é mais justa quando comparada por unidade.

Um bezerro desmamado tem em média peso entre 180 e 210 quilos. Porém, mais que peso, outras características precisam ser avaliadas, conforme veremos agora.

 

O que avaliar no momento da compra e venda de bezerro

 

Abaixo você terá acesso a questionamentos que poderá fazer no momento de visita aos animais. Se achar mais fácil, imprima esse conteúdo ou salve a página no seu celular para que nada passe batido. O nosso objetivo é que você tenha sucesso na transação.

 

Histórico dos animais

Qual tipo de nutrição que os animais receberam desde a introdução alimentar até o momento da compra. Se o bezerro estiver em bom estado físico e de engorda, é possível que você terá que continuar esse protocolo nutricional para que o animal não tenha uma regressão ou perda de peso. Quando há mudança de alimentação, como a qualidade do pasto, esse problema também pode acontecer.

O que você precisa saber sobre a alimentação:

  • A idade e formato da desmama;
  • Qual ração foi oferecida na introdução alimentar;
  • A nutrição consumida no cocho (tipo de sal e aditivos, como virginiamicina, por exemplo).

 

Sanidade e vacinação

Questione sobre o calendário vacinal estar em dia. Quando um animal que não está imunizado é introduzido junto aos demais, as chances de espalhar doenças são grandes. Um problema de saúde recorrente e até comum nos primeiros dias do bezerro é a diarreia. Caso o animal tenha longos e frequentes episódios, a saúde pode ficar comprometida. Esse é um ponto a ser observado.

A vermifugação é um protocolo que precisa ser seguido para que o desenvolvimento de doenças causadas por vermes não aconteça. A primeira dose acontece já na fase da desmama. Para saber mais sobre o calendário completo, leia: Quando posso usar o vermífugo para bezerros?.

E caso a diarreia seja um problema recorrente na sua propriedade, aprenda como combatê-la: Diarreia em bezerros deve ser eliminada: saiba como.

 

Genética

Pergunte sobre qual a procedência genética do bezerro. O animal pode ser de raça pura e fruto de cruzamento entre raças (importante saber quais são elas). Ter um perfil genético auxilia a identificar qual a qualidade desse bezerro e qual o nível de produtividade. Leia mais: Registro de gado genealógico.

 

Carcaça: como analisar na venda de bezerro

Estrutura óssea, forte e ossudo. Quanto mais carcaça tiver quando bezerro, maior será o rendimento na fase da terminação. Então, amigo produtor, não deixe de avaliar essa importante parte.

 

venda de bezerro
Analisar as características dos animais garante um melhor negócio na compra e venda de bezerro. – Foto: Safari Nelore

Musculatura

Olhe o animal por trás. A parte traseira deve cobrir as costelas. Caso você não visualize o cochilar, o animal está adequado para a compra. Um bovino com músculos rende boa carne e é valorizado no mercado. O equilíbrio com porcentagem de gordura é o ideal para você ser referência no mercado e conquistar mais compradores do seu produto.

 

Precocidade

A precocidade é a capacidade do animal ficar pronto para o abate antes do tempo estimado. Algumas propriedades utilizam o método Boi 777, com engorda de sete arrobas em cada fase. Se você atua com esse formato, a precocidade é fundamental.

 

Docilidade, trato, ambiente

Se tiver condições, faça uma ronda no local onde os bezerros estão. Verifique as instalações e o pasto para checar se não há infestação de parasitas e insetos que causam doenças.

Questione sobre o bem-estar animal dos animais que deseja adquirir. Quanto mais bem tratado, mais dócil e sem medo dos humanos eles são, o que facilita o manejo e evita a perda de peso pelo estresse.

 

Compra de lote de bezerros

Além da venda por unidade, a venda de bezerro por lote é muito comum. Entretanto, o comprador precisa estar ciente que os animais do mesmo lote nunca serão iguais.

Separe-os de acordo com o peso: os mais pesados, os medianos e mais leves. Dessa forma, implemente medidas de engorda, de acordo com a necessidade nutricional de cada uma para tentativa de igualá-los. Ração no cocho é uma boa pedida, desde que seja uma própria para bezerros.

 

O que oferecer aos animais depois da venda de bezerro

 

Ao inserir um novo lote de bezerros na propriedade, após a separação por peso e condição corporal, implemente uma estratégia nutricional própria para a fase de cria.

Isso significa que esses animais devem consumir uma alimentação apenas para eles. Nada de oferecer no cocho o mesmo da fase da recria. Cada fase com sua alimentação adequada.

Para separá-los, instale um espaço de alimentação na propriedade. O nome é creep-feeding onde apenas animais de pequeno porte conseguem entrar devido a estrutura que restringe bovinos maiores em altura e peso.

Veja um modelo na foto abaixo:

 

Creep feeding melhora o desempenho dos animais adquiridos na venda de bezerro. – Foto: Fazenda Três Cachoeiras

Já que você investiu na compra e venda de bezerros, ofereça na ração indicada para essa fase. Faça você mesmo na propriedade uma mistura simples, fácil e que te trará ganho de peso, desenvolvimento e preparo para que um desempenho esperado na recria e terminação.

 
banner banner
 

Essas dicas foram úteis para você? Escreva nos comentários qual fase de gado você cria na sua propriedade: cria, recria ou engorda.

Mais conteúdos gratuitos sobre aumento de lucro e produtividade na pecuária, você encontra no nosso canal: Boi Saúde no YouTube.

 

Referências

Saiba identificar as características dos bezerros para uma boa compra. Globo Rural

É por arroba, quilo ou unidade o comércio de seu bezerro? Portal DBO

 
banner banner
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

×