Vacinas para bovinos: confira perguntas e respostas

As vacinas para bovinos são fundamentais para a pecuária brasileira. Além disso, garantem a saúde e sanidade dos consumidores de carne e leite de todo o país. Muitos países que importam nossos produtos pecuários exigem um alto rigor em relação às vacinas. Por isso, amigo produtor, fique atento ao calendário vacinal de seu estado. E também pelo regimento estipulado pelo MAPA.

Agora, vamos entender a importância das vacinas, assim como seus benefícios?

 

Vacinas para bovinos: dúvidas gerais

 

Qual o melhor período para aplicar as vacinas? Na maioria dos estados, a vacinação é no mês de maio em animais adultos. Já em animais abaixo de 24 meses, o período é no mês de novembro.

Qual a periodicidade para aplicação? Dependendo da região, a vacinação acontece duas vezes ao ano.

E a dosagem mais indicada? A dosagem é 5 ml por animal com aplicação subcutânea ou intramuscular. Porém, cada vacina tem uma dose indicada.

Como devo armazenar os frascos de vacinas para bovinos? O frasco da vacina, para ter eficiência, precisa ser armazenado em refrigeração entre 2ºC a 8ºC graus. Assim, deve ser mantido assim, desde a compra até o uso no animal.

 

Vacinas para bovinos são essenciais para a boa qualidade dos produtos e prevenção de doenças.
Vacinas para bovinos são essenciais para a boa qualidade dos produtos e prevenção de doenças. – Foto: Reprodução Internet

Aftosa

 

O que é aftosa e como preveni-la? É a doença bovina mais conhecida no Brasil devido à alta incidência. Isso se deve aos grandes prejuízos econômicos causados por ser um vírus contagioso.

Quais são os sintomas? As feridas são o sintoma primário, seguida de fraqueza e falta de apetite.

Qual a época de vacinação? Cada estado tem um calendário próprio de vacinação e cabe ao produtor ficar atento às indicações das datas de cada Secretaria Estadual de Agricultura. Na maioria dos estados, a vacinação é no mês de maio em animais adultos e no mês de novembro em animais abaixo de 24 meses. Dependendo da região, a vacinação acontece duas vezes ao ano.

Qual a dose ideal da vacina?  A dosagem é 5 ml por animal com aplicação subcutânea ou intramuscular. O frasco da vacina, para ter eficiência, precisa ser armazenado em refrigeração entre 2ºC a 8ºC graus, mantido assim desde a compra até o uso no animal.

Quais estados estão livres da Aftosa? Por enquanto, o estado de Santa Catarina é o único que está livre da vacinação no Brasil, pelo controle sanitário expressivo.

Para saber mais sobre a doença, acesse a dica: Vacinação da Aftosa é necessária? 

 

Brucelose

 

O que é? A brucelose é uma doença infecciosa nos animais que causa aborto.

Como é a vacina? A vacina para prevenção da doença é a B19.

Pode ser aplicada em machos? Não, deve ser aplicada somente nas fêmeas entre três a oito meses.

Qual a dosagem indicada? 2 ml por animal, via subcutânea na tábua do pescoço.

 

Carbúnculo

 

O que é a doença? Conhecida como manqueira, é uma doença infecto-contagiosa que causa inflamação nos músculos, o que leva o animal a mancar.

Bovinos de todos os sexos devem ser vacinados? Sim. Essa aplicação da vacina deve ser em todos os animais.

Qual a dose indicada? Pode ser subcutânea, a dosagem pode ser de 5 ml por animal, a partir do terceiro mês de vida. Repeti-la a cada seis meses, até completar dois anos.

 

Raiva

 

O que é a doença? Muito conhecida por acometer animais domésticos, é um vírus que ataca o sistema neurológico do gado.

Como é a prevenção? Para a prevenção, todos os animais devem ser vacinados, a partir do terceiro mês de vida.  Essa vacina precisa também estar refrigerada, entre 2ºC a 8ºC graus, desde a compra até a aplicação. A dosagem é 2 ml por animal e a injeção é subcutânea.

 
Boi Saúde Logo Preto - Vacinas para bovinos: confira perguntas e respostas

Raças de Corte:
Conheça as raças de gado mais populares no Brasil!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

topo