Picada de morcego em bovinos pode transmitir raiva

Gostou? Compartilhe!

Os morcegos são transmissores de doenças para o gado como a raiva, causando prejuízos ao produtor. A raiva afeta o sistema neurológico do animal e pode levar a morte todo o rebanho. A estimativa é a perda de 50 mil cabeças por ano no país.

Por isso, na dica de hoje a Boi Saúde vai te explicar como a picada de morcego em bovinos pode transmitir raiva.

Lembre-se: caso tenha alguma dúvida, basta deixar sua pergunta nos comentários. Assim que possível, iremos te responder. Além disso, não deixe de comentar o que achou das dicas.

Então, vamos começar!

 

 

Em primeiro lugar, existem no Brasil, três tipos de morcegos que costumam atacar os bovinos. São eles:

Os que se alimentam do sangue dos animais;

Os que se alimentam de frutas;

Aqueles que se alimentam de insetos.

No entanto, independentemente da ação que será aplicada na propriedade, para prevenir esses ataques, não prejudique esses animais. Afinal, os morcegos auxiliam e muito na fauna e flora brasileiras e em todo o ecossistema.

 

Picada de morcego em bovinos pode transmitir raiva
Picada de morcego em bovinos pode transmitir raiva. – Foto: Reprodução Internet

Dicas para evitar a picada de morcego em bovinos

 

1. Nas propriedades com galpões, onde geralmente os morcegos se alojam, troque algumas telhas de cerâmica ou barro por algumas transparentes. Encontradas facilmente em lojas de construção, esse tipo de telha permite entrada de luz solar no galpão, o que irá afugentar naturalmente os voadores;

2. No local onde os bovinos passam a noite, instale telas finas, próprias para insetos, mas que também inibem a entrada de morcegos;

3. Outra alternativa é instalar aparelhos que emitem ruídos sonoros que interferem no radar dos morcegos, fazendo com que eles se afastem. Esses ruídos não são perceptíveis aos humanos. Além disso, o custo é baixo e é encontrado com facilidade.

Ao presenciar morcegos atacando seus animais durante o dia é um possível sinal de que sejam portadores do vírus da raiva. Sendo assim, quando se deparar com a situação, acione a Vigilância Sanitária da sua cidade, assim como o veterinário que costuma tratar dos bovinos na propriedade.

Acima de tudo, lembre-se sempre de manter a vacinação em dia. As vacinas estão entre as formas mais eficazes de zelar pela saúde do seu plantel.

Por fim, você tem dúvida sobre vacinas, amigo produtor? Não seja por isso! Clique na dica a seguir e saiba mais: Vacinas obrigatórias em bovinos no Brasil.

E não termine essa dica sem deixar seu comentário. Afinal, a sua opinião é muito importante para o nosso trabalho.

 

Continue aprendendo sobre agro!

 
A Boi Saúde tem outros conteúdos para que você promova pecuária com uma lucratividade alta. Por isso, te convidamos para conhecer o canal da Boi Saúde no YouTube. Novas dicas e orientações são publicadas toda semana.

O foco é sempre melhorar sua produtividade com investimento de baixo custo. É só clicar e aproveitar para assistir todos os vídeos já publicados: Boi Saúde no YouTube.

Esperamos que essa dica tenha sido uma fonte de informação e conhecimento para seu negócio. Nos vemos na próxima. Então, até lá!

 
banner banner
 

2 pensou em “Picada de morcego em bovinos pode transmitir raiva”

  1. Bom dia, aqui na propriedade os morcegos costumam sugar os animais, não tenho como controlar porque os animais ficam a noite na pastagem o que devo fazer ? Comprar os aparelhos ultrassônicos repelentes ? Não tem com capturar por causa da região de floresta . Grato pela oportunidade em debater essa problema!

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá André, sinto muito por estar nessa situação! Por favor, encaminhe um e-mail com suas dúvidas para “josecarlos@boisaude.com.br”, para que possa obter uma resposta completa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*