Prevenir doenças faz parte de uma pecuária de sucesso. Entre as ações, está o calendário sanitário. Entre as indicações, temos a vacina de botulismo bovino. Por isso, para que você se prepare, nesta dica, a Boi Saúde vai abordar como aplicar o medicamento.
Em primeiro lugar, para que você absorva o melhor conhecimento possível, vamos te explicar antes o que é a doença.
O botulismo bovino, conhecido como doença da vaca caída, paralisa o bovino a ponto de impedir que o animal fique em pé.
A transmissão é feita por uma bactéria, a Clostridium botulinum. O gado é acometido pela doença quando come ou tem contato com locais contaminados. Por exemplo: lixo, animais mortos, carcaças, água contaminada, entre outros.
Além da vacina, que é indispensável, existem outros cuidados para evitar a contaminação. Sendo assim, te orientamos aqui: Como prevenir o botulismo na pecuária.
Como aplicar a vacina de botulismo bovino
A aplicação é subcutânea. Para escolher, a aplicação subcutânea é aquela que a agulha atinge o local entre o couro e o músculo do animal.
A melhor região é a tábua do pescoço. E a dosagem é de 5ml. O período mais indicado para a aplicação é antes do período das águas.
De acordo com a Embrapa, aplique a primeira dose aos quatro meses de idade do bovino. A segunda dose precisa ser repetida após 40 dias da primeira. Feito isso, repita uma vez ao ano.
Além da subcutânea, existe a aplicação intramuscular. Confira a diferença: Vacinação de gado intramuscular e subcutânea.
Qual marca escolher?
A variedade disponível no mercado é grande. Isso porque algumas vacinas previnem mais que o botulismo bovino. Uma única dose garante proteção contra outras doenças. Portanto, refinar bem a busca te proporciona um melhor poder de escolha.
No momento da compra, fique atento sobre a marca. Sempre busque material de empresas reconhecidas.
Hoje, o Brasil tem diversas empresas farmacêuticas que são renomadas. Caso tenha dúvida no momento da escolha, consulte o médico veterinário de confiança.
E mais que comprar, a forma como a vacina é conservada garante a eficácia. Por isso, não deixe de ler: Saiba como conservar vacina para gado.
Como me planejar para a vacinação do gado?
Acima de tudo, o mais importante é seguir um calendário.
Se você não sabe por onde começar, é só clicar nessa dica: Calendário sanitário para bovinos: como planejar.
Não esqueça de seguir alguns procedimentos básicos. Principalmente, os de higiene.
Os instrumentos precisam estar muito bem higienizados. E o cuidado começa ainda no fechamento do gado. Sendo assim, não estresse os animais. E quando for se programar, não aplique mais que três vacinas no mesmo dia.
Oriente os peões para que esse manejo seja feito da melhor forma possível. Afinal, o bem-estar animal precisa estar presente em todas as ações da lida.
Para saber mais, acesse:
Por fim, quer saber mais dicas sobre pecuária? Não perca nosso conteúdo em formato de vídeos. Nosso canal é atualizado toda semana com orientações para melhorar o desempenho do seu gado. É só clicar: Boi Saúde no YouTube.