A ureia tem bons resultados na nutrição animal, principalmente quando usada na seca. Pelo risco de intoxicação, muitos produtores acabam deixando o uso de lado. Com os cuidados adequados, é possível evitar problemas. Mas como fazer um tratamento de intoxicação por ureia em bovinos?
A intoxicação de ureia acontece em duas situações.
A primeira, quando o bovino consome a ureia que está em formato de sopa, com água em excesso no cocho. Propriedades com cochos que não têm cobertura e sem furos para escoar a água da chuva estão sujeitas a esse risco.
Já a segunda situação é o consumo acima do indicado. A quantidade máxima ideal por dia é de 49 gramas de ureia para cada 100 quilos de peso do animal. Esse número é o de segurança indicado pela Embrapa.
Uma vez intoxicado por ureia, o bovino apresenta os seguintes sintomas:
- Tremores musculares;
- Salivação excessiva;
- Convulsões em casos mais graves.
Antes de iniciar o oferecimento, fique atento a todos os cuidados para evitar ao máximo problemas de saúde no gado:Tudo sobre ureia para bovinos: confira os cuidados
Bem-estar animal sempre, em primeiro lugar!
Tratamento de intoxicação por uréia em bovinos
Uma das opções de tratamento de intoxicação por ureia em bovinos é o uso do vinagre.
Logo que iniciar o fornecimento de ureia na propriedade, providencie vinagre para utilizar em casos de emergência. O ácido acético também pode ser usado.
É um item simples, barato e de fácil acesso. O tratamento tem como foco reduzir o pH ruminal e fazer com que o organismo absorva mais a amônia consumida em excesso.
Como o vinagre é considerado um ácido fraco, é indicado para esse tipo de tratamento.
O oferecimento é entre quatro e seis litros de vinagre. Dependendo da gravidade dos sintomas, pode ser feito a cada três horas.
Caso não tenha vinagre ou o ácido acético, uma alternativa é oferecer água gelada, em grande quantidade, entre 20 e 40 litros.
Não pare seus conhecimentos por aqui, confira mais dicas sobre ureia:
- Ureia pecuária para bovinos: cuidados no uso;
- Aveia e ureia para o gado: como oferecer;
- Diferença entre ureia protegida e ureia pecuária.
Referência:
Recomendações Técnicas Para a Utilização da Ureia Pecuária na Alimentação Animal. Circular Técnica/Embrapa Cerrados, 2000.