Aveia e ureia para o gado: como oferecer

Em períodos de alta de insumos, os pecuaristas sempre buscam alternativas para alimentar o gado. E essa alimentação, além de nutrir, precisa manter um bom índice de engorda. O uso de aveia, quando o valor de mercado estiver de acordo com o fluxo de caixa, pode ser uma boa opção. Mas também temos a ureia para gado, que traz bons resultados.

A aveia e a ureia para gado podem ser servidas simultaneamente, desde que em cochos separados. Com a falta de pasto no período da seca, a aveia pode suprir a alimentação e a ureia com o sal mineral auxilia a nutrição e evita a perda de peso.

A aveia é um alimento energético. Pode ser complementada com o milho, em uma proporção entre 30% a 40%. Essa porcentagem já auxilia com uma boa taxa de economia, quando há necessidade de compra de milho por fora. Mas assim como a aveia, o milho também pode ser cultivado na propriedade. A aveia também tem boa digestibilidade, é fonte de fibras e proteína. Para saber como oferecê-la de forma correta, acesse a dica: Aveia para bovinos: como e por que oferecer?. 

 

ureia para gado 1024x692 - Aveia e ureia para o gado: como oferecer
Ureia para gado auxilia no ganho de peso durante a seca. – Foto: Rubens Ferreira/Foto de Boi

Ureia para o gado 

 

A ureia é uma estratégia que pode ser utilizada não só na seca. Mas nesse período, o uso é essencial. Os benefícios são muito consideráveis. Por mais que o consumo inadequado traga riscos para a saúde do animal, quando o produtor se dedica a manter um bom manejo com os cuidados necessários, a produção só tem a ganhar.

Esses cuidados que citamos são: a dosagem, evitar ao máximo o contato com água, não oferecer aos animais famintos. A forma de armazenamento também é outro fator que demanda atenção.

Seguindo todas essas orientações, seu gado terá uma boa produtividade e passará pela seca sem sentir muitos danos. E ainda, ter mais pode ter um rendimento acima dos demais.

Todos esses tópicos são explicados item por item na dica: Ureia para bovinos: cuidados no uso e armazenamento. 

 
Total Corte Premium - Aveia e ureia para o gado: como oferecerTotal Corte Premium mobile - Aveia e ureia para o gado: como oferecer
 

2 pensou em “Aveia e ureia para o gado: como oferecer”

  1. Carlos Alberto de Camargo Corrêa disse:

    Gostaria de saber como usar ureia pra vacas de leite junto com aveia verde

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Carlos, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*