A ruminação está entre um dos processos mais importantes na pecuária. Quando o bovino mastiga o mesmo alimento inúmeras vezes, não temos ideia da necessidade que o organismo dele tem.
Portanto, nesta dica, a Boi Saúde vai esclarecer as principais dúvidas a respeito da ruminação de bovinos. Dessa forma, você terá condições de potencializar sua produtividade, por meio de simples ações.
Então, vamos começar?
O que é ruminação de bovinos?
Em primeiro lugar, ruminação é o processo de mastigação e remastigação dos alimentos consumidos.
Ou seja, o bolo alimentar retorna à boca e é mastigado novamente por meio da regurgitação.
Em segundo lugar, a principal função desse processo é auxiliar a digestão, ao diminuir em partículas tudo o que é consumido.
Existem alimentos que prejudicam?
O excesso de alimentos concentrados, aqueles que são ricos em energia, precisam de um bom controle. Em sistema de confinamento, algumas propriedades baseiam a alimentação em dietas de alto grão.
O indicado é que uma porcentagem de fibra seja inserida na alimentação, por exemplo. A orientação da Embrapa tem uma boa justificativa. O excesso de grãos pode prejudicar a saúde do animal.
Você já ouviu falar da acidose ruminal? É uma doença que acontece quando o ácido lático no rúmen é produzido mais que o normal. O resultado é o timpanismo e a laminite. Outras duas doenças que causam um impactam muito grande na produtividade.
Por isso, mantenha sempre o equilíbrio entre concentrado e volumoso.
Para entender mais cada uma dessas doenças, leia os conteúdos:
- Acidose ruminal é evitada com simples ações na nutrição;
- Como evitar o timpanismo em bovinos;
- Laminite bovina: inflamação que ataca os cascos
Qual o papel dos suplementos na ruminação?
O papel dos suplementos é fundamental na ruminação. Principalmente, a virginiamicina.
Esse aditivo atua diretamente nas bactérias gram-positivas, facilitando a digestão de todos os nutrientes que são absorvidos.
Portanto, a virginiamicina, que é um antibiótico de uso aprovado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, auxilia na fermentação ruminal. Além disso, ainda reduz o ácido lático, aquele que citamos anteriormente.
Todas essas ações refletem diretamente no peso, que passa a ser maior. Por facilitar a conversão alimentar, o gado aumenta a arroba. Tudo isso de forma fácil. Apenas oferecendo no cocho, deixando à disposição para consumo do rebanho.
Se você precisa de uma ração como complemento para o uso desse aditivo, faça a sua própria. A única orientação é se atentar na qualidade dos ingredientes e ainda, respeitar a necessidade de alimentação de cada fase.
Pensando sempre no seu sucesso, a Boi Saúde facilita a sua busca e te ensina como preparar, passo a passo.
Então, pare de pesquisar agora mesmo. É só clicar:
- Gado de corte: Receita de ração para engorda para a terminação;
- Receita de Volumoso de Cana de Açúcar;
- Receita de ração para recria
Por fim, quer saber mais dicas sobre pecuária? Adquira mais conhecimento sobre saúde animal e produtividade para seu rebanho. Além do nosso blog, acesse o canal de vídeos. Dicas novas são publicadas toda semana para você se manter atualizado. Pois é! É só acessar pelo link: Boi Saúde no YouTube.
Referência:
Dieta rica em concentrado pode levar à acidose ruminal em confinamento bovino. Embrapa.
Muito bom as dicas estou grato
Olá Luiz, obrigado pelo elogio, continue nos acompanhando!!