Quando e como fazer castração de bovinos

A castração de bovinos tem diversas vantagens.  E quando realizadas no período e de forma adequados, o resultado é o aumento da produtividade dos negócios.

O período certo de castração de bovinos é logo no início da atividade sexual do animal. Ainda, sempre realize esse processo na seca, quando há menos riscos de infecções e parasitas. Sobre a idade: a orientação é que seja feita até seis meses antes da ida ao abate. Porém, os animais reservados ao abate aos 24 meses, devem ser castrados aos 18 meses.

Alguns especialistas indicam que dois estresses muito grandes na vida de um bovino são a desmama e a castração. Por isso, a castração precisa ser feita antes da desmama. Assim, os efeitos negativos não irão coincidir com esse estresse.

 

Castração de bovinos deve ser feita no período da seca
Castração de bovinos deve ser feita no período da seca. – Foto: Reprodução Internet

A forma mais adequada e indicada de castração de bovinos é a cirúrgica. Pois esse processo evita infecções e menor intervenção física no corpo do animal. Além de proporcionar um melhor bem-estar animal. Nessa cirurgia, é realizada a retirada dos testículos, responsável pela produção dos espermatozoides.

Esses hormônios perdidos nessa castração podem ser repostos com nutrição adequada no cocho. O que não trará nenhum prejuízo na engorda, assim como perda de nutrientes. Por mais que um boi castrado tenho peso de 10% inferior do que um boi inteiro, há vantagens.

 

As vantagens da castração de bovinos

 

  • O animal castrado tem um peso inferior de 10% se comparado com o animal inteiro;
  • Já a qualidade da carne  doo animal castrado tem uma cobertura de carcaça e PH melhor que o boi inteiro. Esse PH interfere na cor, odor e maciez da carne.
  • Manejo: o animal castrado é mais manso no dia a dia. Já o animal inteiro é mais arredio.
  • Diminui a incidência de trepação de boi e sodomia.

Para saber mais sobre assunto, clique: Trepação de boi e sodomia bovina podem ser eliminados. 

 
Boi Saúde Logo Preto - Quando e como fazer castração de bovinos

Volumoso de Cana-de-Açúcar:
Nutrição e economia na propriedade!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

topo
Bitnami