Trepação de boi e sodomia podem ser eliminados


Entenda como acabar com a sodomia bovina ou trepação de boi.

Diminuir a agressividade de animais jovens é uma dificuldade que faz parte da propriedade. Animais dando cabeçada, ferindo os demais com os chifres, subindo em outros. Todas essas atitudes são conhecidas como ato de sodomia.

Esses atos tiram o foco da nutrição do gado, pois o produtor precisa sempre estar atento para que esse animal agressivo não machuque e cause danos aos demais. Os animais feridos precisam de cuidados e manejo diferenciados, o que tira o produtor das tarefas do dia a dia e o olhar exclusivo para a produtividade.

Saiba como evitar a conflitos e trepação de boi. Foto: Pecuária MS
Saiba como evitar conflitos e trepação de boi. Foto: Pecuária MS

Dicas para reduzir a agressividade e trepação de boi

Uma saída é a castração, mas caso continue com os animais inteiros,  siga essas orientações: 

  • Analise o tamanho do seu cocho. Muitos conflitos são causados pela falta de acesso a alimentação. Ao servir ração, o espaço ideal para cada cabeça é de 30 cm. Se for suplemento, 10 cm linear por animal.
  • Faça descorna nos bovinos. Esse ato diminui a agressividade, as lesões e valoriza os animais, por se tornarem mais mansos.
  • Evite misturar lotes de animais no mesmo local. Toda vez que um animal desconhecido se aproxima do plantel, a possibilidade de conflitos é grande. Há uma hierarquia dentro do rebanho e esse animal desconhecido pode ser agredido.

A castração é um método muito utilizado no Brasil, porém causa a perda de 10% do peso do animal. Muitos frigoríficos preferem o animal castrado, mas outros comercializam apenas animais inteiros. Faça uma pesquisa entre os compradores da sua região para fazer a melhor escolha para não afetar sua lucratividade.

Para seguir essas dicas, acesse nosso conteúdo complementar. Basta clicar nos links para obter mais informações:

Como fazer a descorna de bovinos

Segredos do manejo de cocho