Boi castrado ou animal inteiro? Tire suas dúvidas


Entenda qual a melhor opção para o seu rebanho: boi castrado ou animal inteiro.

Animal castrado ou animal inteiro? Vale a pena castrar? Essas perguntas são feitas diariamente em nossas propriedades.animal inteiro

Principais dúvidas sobre boi castrado

Sempre faça a análise desses três pontos:

1 – O boi castrado tem um peso inferior de 10% se comparado com o animal inteiro.

2 – A qualidade da carne: o animal castrado tem uma cobertura de carcaça e PH melhor que o boi inteiro. Esse PH interfere na cor, odor e maciez da carne.

3 – Manejo: o animal castrado é mais manso no dia a dia. Já o animal inteiro é mais arredio.

Boi castrado é menos agressivo. foto: Rubens Ferreira
Boi castrado é menos agressivo. foto: Rubens Ferreira

Resposta

A resposta da pergunta inicial do texto está na análise do mercado da sua região. O frigorífico onde os animais são entregues paga uma bonificação a mais para o animal castrado? Se esse valor é pago, então compensa.

Mas se o recebimento é apenas pelo peso do animal, compensa ter o animal inteiro devido a perda de 10% do peso com a castração.

Caso opte pela castração, confira nossa dica sobre o assunto: Como castrar um boi

Tem mais dúvidas sobre manejo que aumenta produtividade e lucratividade? Continue em nosso blog, insira sua dúvida no campo de busca.
 Estar informado e sempre inovar implementando técnicas simples e de baixo custo na sua propriedade aumentam o lucro. O produtor que não investe em novos procedimentos, fica atrás dos demais que, independentemente do tamanho da propriedade e número de cabeças, está sempre em busca do novo.
Outro conceito muito importante que deve ser aplicado é o bem-estar animal. O manejo que evita estresse e não usa a violência contra os bovinos e demais animais da propriedade é fator fundamental. O uso de choque e espetos devem ser eliminados e o cuidado e preservação da saúde precisam estar em primeiro lugar.
topo
Bitnami