fbpx

Peso do gado pode ser mensurado sem balança

Entenda como saber o peso do gado com uma fita métrica na dica de hoje da Boi Saúde.

Acompanhe!
 

 

O peso do bovino é difícil de ser mensurado. Porém, existe um método com trena ou fita métrica que auxilia no conhecimento do peso com 95% de precisão.

 

Peso do gado pode ser mensurado sem balança
Peso do gado pode ser mensurado sem balança. – Foto: RuralBan

O conhecimento do peso pode ser necessário para auxiliar na comercialização. E também na dosagem de medicamentos e insumos nutricionais adicionados na alimentação.

Caso o produtor não tenha balança ou esteja fora da propriedade em eventos e feiras de exposição e/ou comercialização e necessite saber o peso do bovino, basta utilizar uma trena ou fita métrica. A precisão é de 95% do peso.

 

Como mensurar o peso do gado sem balança

 

É simples. Em primeiro lugar, o produtor precisa apenas passar a trena ou a fita métrica na circunferência torácica do animal. O resultado em centímetros deve ser multiplicado por 2,8, pois cada centímetro do tórax do animal, equivale a dois quilos e 800 gramas do peso. Por exemplo, um animal com a circunferência de tórax de 150 centímetros multiplicados por 2,8, pesa em média 420 quilos.

Além do peso ser um fator muito importante para a compra e venda do animal, o pelo, couro e olhos também precisam ser analisados. Portanto, converse e tire todas as suas dúvidas antes da negociação para evitar possíveis enganos e frustrações pós-compra.

Outra dica importante: se possível, pesquise antes o sistema da fazenda e como o vendedor trata os animais. O bovino não deve ter medo dos humanos, caso demonstre alguma reação inesperada, suspeite de maus tratos. Afinal, o ciclo vicioso negativo de maus tratos aos animais é um fator que deve ser eliminado de todas as propriedades. Normalmente, uma falha de manejo resulta em uma maior reatividade dos animais e torna tudo muito mais difícil.

Como os bovinos são animais de boa memória, quando manejados com espetos e choques, ficam com essa lembrança de estresse, dor e sofrimento. Esses sentimentos não devem fazer parte da pecuária. Sendo assim, como você amigo pecuarista já deve saber, o bem-estar animal deve ser pregado em toda a propriedade, desde os funcionários que lidam na ordenha, até o que maneja o gado de corte. Para se aprofundar mais sobre a necessidade do foco no bem-estar animal, acesse o conteúdo a seguir: Mau manejo de gado causa prejuízos na pecuária

E não termine essa dica sem deixar seu comentário. Afinal, a sua opinião é muito importante para o nosso trabalho.

 

Continue aprendendo sobre agro!

 

Quer continuar no assunto sobre peso? Então acesse as dicas que preparamos a seguir:

Água de boa qualidade evita perda de peso dos animais 

Cocho de sal: como aumentar o peso do gado

Cuidados para manter o peso de um boi

Peso do boi: como reverter as perdas da seca?

Por fim, além do blog, a Boi Saúde tem dicas em formato de vídeo. Novas orientações são publicadas toda semana.

O foco é sempre melhorar sua produtividade com investimento de baixo custo. É só clicar: Boi Saúde no YouTube.

Nos vemos na próxima dica. Então, até lá!

 
banner banner
 

2 pensou em “Peso do gado pode ser mensurado sem balança”

  1. Carlos Eduardo disse:

    Para bezerros, recem desmamados o índice de 2,8 também deve ser utilizado?

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Carlos, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

×