Como reverter uma propriedade rural improdutiva

Gostou? Compartilhe!

Uma propriedade rural improdutiva é prejuízo na certa! Então, se o seu negócio não vai para frente, algo de errado está acontecendo agora. Mas é possível reverter esse problema! E o melhor: você está no blog onde vai aprender como mudar essa realidade.

Várias causas tornam uma propriedade rural improdutiva. Uma delas é o pasto. Quando entra em processo de degradação, a recuperação é lenta e com alto custo.

Outra causa é a não engorda dos bovinos. Se você acredita que está fazendo tudo certo, no entanto, não tem resultado na balança, precisa investigar o que está impedindo esse ganho.

Além disso, existe também o termo jurídico, até com lei que estabelece quando uma propriedade se torna improdutiva.

De acordo com Lei Agrária, que data de 1993, uma propriedade é considerada improdutiva quando não tem exploração igual ou superior a 100%. Em conclusão, não atinge o objetivo da produção, seja ela agrícola, seja agropecuária.

 

Como reverter uma propriedade rural improdutiva

 

Em primeiro lugar, conheça toda a extensão territorial da propriedade. Você sabe quantos hectares têm disponíveis para produção?

Conheça tudo a respeito sobre a terra, solo e pastagem.

Em segundo lugar, que tal fazer uma lista do que precisa ser verificado?

  • Solo. Comece com uma análise para checar quais são os minerais e vitaminais presentes ali;
  • Forrageira. Será que a espécie que está ali é a mais adequada para a sua produção e também clima?;
  • Instalações. Se a sua atividade é criação de gado, a estrutura física conta muito. Por isso, estude o que já tem, as condições e o que precisa ser construído para potencializar a atividade;
  • As raças que fazem parte do rebanho estão com o desempenho esperado? Além da adaptação à região, a genética dos bovinos conta muito no produto produzido. Sem contar na forma como o manejo é feito.

 

Cuidados com o solo degradado 

 

Esse é um problema frequente em nosso país. Nos primeiros sinais de degradação, o produtor precisa ficar atento para evitar o pior.

Uma terra que não produz, passa a ser inútil, já que naquele espaço não é possível plantar nada, pois não irá vingar.

Quando citamos que não é só o gado que precisa de manejo frequente, mas o pasto, é porque a recomendação é muito válida.

 

propriedade rural improdutiva
Como reverter uma propriedade rural improdutiva. – Foto: Pixabay

Ter uma propriedade rural improdutiva proporciona prejuízos. Independentemente de ela estar ali, parada, as contas chegam.

Então, antes que esse problema bata na sua porteira, cuide bem da sua terra. Ou seja, faça um plano de manejo do pasto.

Escolha cultivares que têm bons resultados na região. Estude consórcios de espécies que facilitam a recuperação. Além disso, faça controle efetivo de parasitas e plantas invasoras.

 

Foque em um sistema de criação de gado que dê resultados 

 

Existem vários métodos de criação de gado. Dessa forma, escolha um que atenda suas necessidades e também investimento.

No gado de corte, temos o pasto, confinamento e semi-confinamento. Cada um demanda de uma estrutura e manejo diferentes. Além disso, é possível implementar o Boi 777. Como resultado, o gado engorda sete arrobas a cada fase.

Já no gado de leite, temos o curral, sala de ordenha e o sistema de retirada do leite. Esse pode ser manual ou mecânico.

Feito isso, foque na alimentação. Acima de tudo, ofereça alimentos adequados para a idade, fase e produção. Da mesma forma, os aditivos e sal proteinado e mineral.

Não basta deixar a ração no cocho. Monitore o consumo. Avalie a engorda. Se não estiver funcionando, corretamente, troque.

E não encare os suplementos como gastos. Afinal, eles são investimentos que te darão retorno, quando utilizados da forma certa.

Inclusive, é possível fazer sal proteinado na propriedade. E assim, reduzir custos. Te ensinamos como aqui: Como fazer sal proteinado para o gado: a receita.

 

Por fim, para reverter a situação de uma propriedade rural improdutiva, você conta com as dicas da Boi Saúde. Além do blog, temos um canal com conteúdo prático com foco no aumento da produtividade e lucro. E o acesso é gratuito. É só clicar: Boi Saúde no YouTube.

 
banner banner
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*