Como o preço do bezerro impacta a minha propriedade?

Gostou? Compartilhe!

Se você atua com reprodução ou com a compra de bovinos novos, tem ideia de como o preço do bezerro no mercado pode impactar seu caixa?

Caso nunca tenha se perguntado e agora ficou curioso, vamos te explicar aqui. Alguns fatores influenciam diretamente no preço que você paga ou até no momento da sua venda.

Em primeiro lugar, a criação de bezerros exige cuidados desde o nascimento. Em segundo lugar, no dia a dia, faça com que as doenças fiquem longe. E em terceiro lugar, ofereça uma alimentação que proporcione uma engorda e crescimento saudáveis.

 

 

Como o preço do bezerro impacta a minha propriedade? 

 

Antes, vamos entender como esse preço é definido?

A base do preço é feita a partir do bezerro desmamado, macho, Nelore, com idade entre 8 e 12 meses. Os valores coletados se referem a negócios realizados no mercado físico. Ou seja, preço pago ao produtor.

O cálculo feito a partir do preço do bezerro nas principais regiões produtoras do Mato Grosso do Sul refletem no país inteiro. A cotação é calculada e divulgada diariamente. Entre as entidades que fazem essa projeção, está a Cepea/Esalq.

A dica fundamental é acompanhar essa projeção diariamente. Ainda mais nos períodos de venda e compra. Às vezes, esperar um pouco pode te proporcionar mais lucro. Ou então vender naquela data, te livra de alguns prejuízos. Tudo depende de como está o mercado, o clima, a economia no Brasil e de outros países, com reflexo nas importações e exportações.

Viu como muita coisa impacta no preço final que pagamos em cada cabeça de bezerro?

Agora que aprendemos como se chega a esse preço do bezerro, que tal irmos além? Saber como criar bezerros com arroba para abastecer esse mercado garante boas vendas e um lucro em cima de todo investimento feito.

Então, você está pronto para seu momento de aprendizado do dia? E se tiver qualquer dúvida, pode escrever nos comentários. Logo iremos te responder.

 

Como criar bezerros? 

 

Não basta só comprar os bezerros ou apenas, após o nascimento, oferecer o leite da matriz e soltá-los no pasto. É preciso ir além disso.

Profissionalize sua propriedade. Monte um pasto maternidade. Nesse local, apenas as matrizes e bezerros recém-nascidos ficam. A higiene e a tranquilidade facilitam os primeiros dias de vida. E evitam as doenças tão temidas. Os parasitas, por exemplo.

Além disso, o colostro deve ser oferecido nas primeiras horas. Água de qualidade e ração para as matrizes também.

A fase da desmama é bem estressante para bezerro e matriz. Acima de tudo, adote uma forma de evitar danos aos dois.

Te orientamos melhor na dica: Desmame de bezerros simples e sem estresse.

No momento de começar a oferecer alimentos sólidos, selecione ingredientes que irão auxiliar na engorda. Um espaço exclusivo para o cocho, sem competição com os animais maiores é muito bem-vindo. Conhecido como creep-feeding, facilita o consumo da ração, mantendo os bezerros bem alimentados.

E por falar em alimentação, se tiver dúvida sobre o que oferecer, confira com o que abastecer o cocho: Receita de ração para bezerros.

 

preço do bezerro
Como o preço do bezerro impacta a minha propriedade? – Foto: Fazenda Ponte Alta

A escolha do touro e matriz influencia no peso do bezerro? 

 

A resposta é sim! Por isso, programe sua estação de monta sempre para a época das águas. Nesses meses, entre setembro e maio, os pastos estão mais verdes. Isso significa que estão mais nutritivos. O impacto é direto na saúde reprodutiva do touro e da matriz, que irão formar o bezerro por meio da monta ou até mesmo pela inseminação artificial.

Escolha matrizes que estão com condições físicas adequadas para gerar um bezerro. Sendo assim, estude não só o peso, a idade, mas também o escore corporal.

Isso tudo você aprende aqui: Seleção de matrizes bovinas: escore corporal. 

O touro também tem grande influência. Pense que toda a genética será transmitida ao futuro bezerro. E esse animal irá integrar seu rebanho.

Então, quando for comprar, peça o registro genealógico para conhecer os antecessores. Além disso, faça uma avaliação física. O passo a passo para fazer um investimento que te dará o retorno esperado está neste conteúdo: Comprar touro reprodutor é investimento para a propriedade.

Reprodutores bem nutridos geram bezerros saudáveis, sem problemas de saúde.

 

Consigo produzir bezerros maiores? 

 

Além da receita de ração para bezerros que orientamos acima, há mais formas para se produzir e obter mais vantagens no preço do bezerro.

Após avaliar o escore das matrizes e escolher um touro adequado, qual é o passo seguinte?

Manter as condições reprodutivas desses animais em dia.

Afinal, não é só o bezerro que precisa de uma ração que atenda as necessidades e aumente o peso. As matrizes também precisam.

Já pensou em separar os pastos verdes para elas? Uma parte da gestação passa pela seca. Por que não destinar uma pastagem de boa qualidade para as vacas de cria?

Ainda, reforce sempre o consumo de sais minerais e de proteínas. O cálcio e o fósforo são fundamentais para a boa formação do bezerro ainda no útero. Passando pelos ossos, órgãos e músculos. Mais que ter um bezerro maior. Esse consumo evita problemas que são bem comuns. Por exemplo, a retenção de placenta.

Vá além do sal mineral e do sal proteinado. Inove na sua pecuária. Revolucione e aumente seus resultados. Inclua aditivos na sua rotina. Quer saber mais? Confira o que a virginiamicina pode fazer pela sua propriedade:  Virginiamicina em matrizes: pré e pós-parto. 

 

Não vamos parar o assunto de preço de bezerros por aqui!

 

A Boi Saúde tem outros conteúdos para que você promova pecuária com uma lucratividade alta. Com isso, te convidamos a ler:

 

Outra maneira de se atualizar e obter conhecimento sobre produção de gado é pelo nosso canal de vídeos. Toda semana, uma nova dica é publicada. Sempre com foco em te proporcionar maior produtividade. Acesse agora: Boi Saúde no YouTube.

Referência

METODOLOGIA BEZERRO ESALQ/BMFBOVESPA – MATO GROSSO DO SUL

 
banner banner
 

2 pensou em “Como o preço do bezerro impacta a minha propriedade?”

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Sebastião, muito obrigado! Mensagens como a sua nos motivam a trabalhar cada vez mais e melhor!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*