fbpx

Ureia agrícola: posso dar para o gado?

Que a ureia é uma aliada da produtividade na pecuária, muitos pecuaristas sabem. Como existem diversos tipos no mercado, dúvidas sobre qual a ureia mais  indicada para o consumo de bovinos sempre aparecem. Nesta dica, a Boi Saúde te esclarece a seguinte pergunta “Posso usar ureia agrícola para o gado?”

O uso da ureia fornece inúmeros benefícios na saúde nutricional dos animais. Entre eles, a manutenção de peso para gado de corte e também para matrizes durante a seca.

 
banner banner
 

A Embrapa considera a ureia uma fonte de nitrogênio de baixo custo, sendo um ótimo suplemento para ser usado na seca. Quando aliada ao sal proteinado, potencializa a nutrição, aumentando a produtividade e desempenho do animal, mas sem pasto.

Aprenda: Como usar sal proteinado com ureia

 

 

Porém, é preciso ter cautela no uso e na quantidade oferecida diariamente. Um alerta é que a ureia não pode ser oferecida sozinha, mas sim, como base de uma mistura com sal mineral ou sal proteinado.

 


banner banner
 

Posso usar ureia agrícola para o gado?

 

Não, amigo produtor! Apenas utilize a ureia pecuária na alimentação dos bovinos. Pois, a ureia agrícola é proibida para fins de alimentação animal. Os danos à saúde do animal são graves. Por isso, foque sempre na ureia indicada, a pecuária.

 

Dicas para potencializar o uso da ureia pecuária 

1- Uso do sal mineral: antes de inserir completamente a ureia no sal mineral, é necessária uma fase de adaptação do gado, com doses equilibradas, até chegar a composição ideal. Para isso, o produtor deve iniciar a ureia com o sal, na seguinte proporção:

  • 1 saco mineral com ureia e dois sacos de sal mineral puro.
  • Porém, após o consumo do gado, insira na segunda semana a seguinte composição: 1 saco de mineral com ureia e 1 saco de sal mineral puro.
  • Já a partir da terceira semana, a composição pode ser normalizada. Confira a receita ideal: como usar ureia na alimentação dos bovinos. 

2- Alguns especialistas indicam que a ureia pode ser usada em todas as épocas do ano, porém, na época das águas pelo alto volume de chuva, monitore sempre o cocho;

3- O cocho precisa ser coberto. Essa cobertura evita que a água se acumule no cocho e em contato com a ureia, a torne intoxicante, a ponto de levar o animal a óbito. Uma orientação é fazer furos no cocho, que permite o escoamento da água ou até mesmo deixá-lo inclinado. Para evitar a perda o insumo, coloque uma rede fina na qual permite apenas que a água passe e segure a ureia com o sal;

4- A ureia deve ser sempre oferecida misturada a algum outro elemento e nunca ser oferecida aos animais em jejum. Portanto, oriente os responsáveis pela tarefa, a oferecerem outra alimentação, após longos períodos de manejo.

 

Posso usar a ureia agrícola para o gado?
Ureia na alimentação do gado precisa de cuidados, entretanto, benefício é aumento da lucratividade. – Foto: Reprodução Internet

Evite a intoxicação do gado por ureia 

 

Ao utilizar a ureia, todos os cuidados acima precisam ser tomados. Afinal, em uma pesquisa rápida, você encontrará muitos colegas que, infelizmente, perderam animais por intoxicação e deixaram de lado o uso desse suplemento.

Entretanto, há uma opção de ureia, que mesmo molhada, pode ser consumida e não causa nenhum problema à saúde do animal. O Total Ureia Premium é uma inovação do mercado pecuário, sendo a única ureia que pode ser consumida molhada e sem necessidade de adaptação.

As demais disponíveis precisam seguir todos os procedimentos indicados. Para saber mais o que o Total Ureia pode fazer pela sua produção, clique: Total ureia premium: ureia para gado que pode ser molhada.

 
banner banner
 

Acesse o canal da Boi Saúde no YouTube e adquira mais conhecimento sobre lucro e produtividade na pecuária.

 

12 pensou em “Ureia agrícola: posso dar para o gado?”

  1. Ueber Cesar SEVERO disse:

    Posso dar uréia agrícola para gado servir com sal proteico

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Ueber, não pode! Apenas utilize a ureia pecuária na alimentação dos bovinos. Pois, a ureia agrícola é proibida para fins de alimentação animal. Os danos à saúde do animal são graves. Por isso, foque sempre na ureia indicada, a pecuária. Obrigado por estar com a Boi Saúde!

  2. ednilson filho disse:

    QUAL A DIFERENÇA ENTRE UREIA AGRÍCOLA E UREIA AGROPECUÁRIA.
    JÁ VI UNS ARTIGOS QUE A UREIA PECUÁRIA NÃO NECESSITA FAZER A MISTURA COM O SULFATO, PRONTA PARA USO.
    GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE ISSO.
    GRATO PELA ATENÇÃO

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Ednilson, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

  3. Wilhan Rocha disse:

    Bom dia José Carlos, tudo tranquilo!
    Uma dúvida. A ureia tem o mesmo efeito em bovinos e bubalinos? Se mal administrada pode trazer os mesmos prejuízo incluindo a morte do animal?
    Desde já grato pela atenção.

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Wilhan, sim, requer cuidado ao servir ureia aos animais. Obrigado por nos acompanhar, nós possuímos um canal no youtube com dicas que podem lhe ajudar bastante, confira no link a seguir: https://www.youtube.com/boisaude

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Obrigado por nos acompanhar!

  4. Douglas Pires de Oliveira disse:

    Boa tarde

    Com o fechamento da fábrica da Petrobras vai ficar difícil para os produtores fornecer uréia pecuária
    Com a relação as diferenças entre uréia agrícola e pecuária creio que é só no grau de pureza entre elas.
    me corrija se eu estiver enganado por favor.

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Douglas, realmente a única diferença entre elas é a pureza, e isto está correlacionado com o armazenamento.

  5. paulo martinez disse:

    posso usar a ureia para equinos?

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Paulo, sim você pode usar ureia, mas você precisa tomar muito cuidado com a quantidade, pois a ureia pode causar intoxicação em equinos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*