Posso dar sal proteinado para cavalos?

Será, amigo produtor, que os equinos também precisam de sal, assim como os bovinos? Essa é uma dúvida que a Boi Saúde recebe com frequência. Por isso, decidimos te explicar direitinho neste texto, se você pode ou não oferecer sal proteinado para cavalos.

Os cavalos têm hábitos diferentes dos bovinos, assim como a estrutura muscular. Mesmo assim, o uso do sal é indicado. Mas não pode ser qualquer sal. A composição precisa ser analisada antes do oferecimento, pois não pode conter monsensina sódica pois ela é toxica aos cavalos. Outro componente que também não pode ser consumido pelos equinos é a ureia. Então, amigo produtor, a dica mais preciosa é essa:

  • Não oferecer sal proteinado que tenha a ureia como componente;
  • Não oferecer sal proteinado que tenha monensina sódica como componente;
  • Não oferecer sal proteinado que tenha ureia e monensina sódica como componentes.

Você deve estar se perguntando, mas qual sal proteinado para cavalos posso usar? A gente te explica nas próximas linhas!

sal proteinado para cavalos
Sal proteinado para cavalos pode ser usado, mas com cautela. Foto: ABCCMM/Divulgação

Beneficios do sal proteinado para cavalos 

O sal proteinado é rico em diversos nutrientes que o animal não encontra na pastagem. Com isso, o consumo potencializa a saúde nutricional e do músculos, provocando um maior aproveitamento e produtividade. Cálcio, fósforo, enxofre, magnésio, zinco, são apenas alguns exemplos de composição que garantem uma ótima saúde aos seus cavalos.

Quando o cavalo tem deficiência desses nutrientes, pode ter problemas sérios de saúde como músculos, sistema digestivo e até nervoso.

Como oferecer e a quantidade ideal por dia 

A quantidade ideal por dia é de 450 gramas por animal. Mas pode variar de acordo com o esforço e atividades diárias que o cavalo exerce na propriedade. O sal pode ser oferecido em um cocho pequeno, exclusivo para ele. A recomendação é que fique no meio do pasto, em local de fácil acesso e onde os cavalos costumam passar frequentemente.

Se você chegou até aqui é porque deve ter cavalos na sua propriedade. Mantenha a sanidade animal em dia e conheça a nossa dica sobre Como aplicar soro em cavalos

 

Livro Digital no seu E-mail!
Conheça: Os 10 Princípios do Produtor de Sucesso.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

topo
Bitnami