Manejo de pasto no período da seca

A época tão temida pelos produtores rurais merece cuidado especial. Muito mais que tratar do gado, o pasto precisa de atenção diferenciada durante a seca. Para isso, vamos ensinar como minimizar os danos da falta de chuvas com o manejo de pasto no período da seca.

Entre maio e setembro, o esforço das propriedades para manter a engorda e bater as metas de rendimento são bem maiores. Mais do que manter o peso, é preciso aumentá-lo. E como todo produtor sabe, o pasto tem papel fundamental nesse processo. Por isso, nada melhor do que fazer um manejo adequado mesmo na seca. Vamos lá?

 

Manejo de pasto no período da seca
Manejo de pasto no período da seca. – Foto: Rigoberto Vicente Castro

Manejo de pasto no período da seca

 

Existem diversas formas de prevenir a falta de pasto na seca. A maioria delas deve ser iniciada ainda no período das águas. Algumas são: feno-em-pé, irrigação e pastejo rotacionado.

Ainda, no início do outono, quando os pastos ainda estão verdes, deixe uma área reservada para o período crítico. Sem pastejo, o capim irá durar e poderá ser consumido durante a pior fase da seca. A Brachiaria está entre a indicação mais adequada para esse processo.

Um ponto importante é aderir a uma espécie de forrageira ideal para a sua região. No Sul, por exemplo, é necessário ter um pasto que resista a geadas no inverno e altas temperaturas no verão.

Não esqueça do adubo. Há várias técnicas que mantém o pasto sempre com saúde. E além da nutrição, é preciso mantê-lo saudável para evitar parasitas e insetos que prejudicam diretamente a saúde do gado.

 

E para manter a boa pastagem durante todo o ano, acesse a dica: Como manter a qualidade da pastagem.

Amigo produtor, mesmo com todas essas dicas, não esqueça do principal no período da seca: a suplementação. É no cocho que você irá manter o peso e potencializar a engorda. Saiba mais em: O que servir na seca para o gado.

 
Boi Saúde Logo Preto - Manejo de pasto no período da seca

Volumoso de Cana-de-Açúcar:
Nutrição e economia na propriedade!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

topo
Bitnami