Confira como corrigir a acidez do solo

Gostou? Compartilhe!

A acidez do solo tem impacto direto na qualidade da forrageira que será consumida pelo gado. Esse é um problema que pode impactar sua produtividade no período das águas, já que o pasto é a principal fonte de engorda dos bovinos.

Por isso, nesta dica, você vai aprender como resolver esse problema e garantir muitas arrobas. No final do texto, não deixe de comentar o que achou das dicas. Caso tenha alguma dúvida, escreva pra gente também, combinado?

Em primeiro lugar, o impacto que a acidez do solo proporciona na produtividade envolve aspectos além do ganho do peso. Sendo assim, pode afetar a taxa de natalidade e redução do tempo de abate. Evitar o problema também garante uma melhor saúde da forrageira. E, dessa forma, maior índice nutricional. Inclusive, dependendo o grau de acidez, pode até afetar a eficiência dos fertilizantes.

 

O que caracteriza uma pastagem com acidez no solo? 

 

O que define a acidez do solo é o índice de pH. Ou seja, quanto menos o pH, maior a acidez. A classificação desse índice pode ser medida da seguinte forma:

  • 7,0 – Entre fraca e neutra.
  • 6,0 – Entre média e moderada;
  • 5,0 – Forte;
  • 4,0 – Muito forte

A deficiência em cálcio, magnésio, potássio e sódio predomina. E esses são componentes fundamentais para a engorda do gado criado à base de pasto.

 

acidez do solo
A calagem é um bom método para corrigir a acidez do solo. – Foto: Pasto Extraordinário.

Calagem 

 

A calagem é uma das principais ações para melhoria da fertilidade do solo e controla a acidez, a partir do aumento do pH (que não deve ultrapassar os valores de 6,5 e 7,0), um dos responsáveis pelo alto índice. É baseada no uso de calcário no solo para tornar aquela área mais fértil e produtiva.

O calcário é derivado de rochas carbonatadas de 2 milímetros, que ao serem aplicadas no solo, corrige os níveis necessários para uma boa forrageira de qualidade.

Contudo, a calagem também proporciona:

  • Diminuição na toxicidade por manganês, alumínio e ferro;
  • Auxilia na fixação do fósforo, elemento fundamental para a saúde, engorda e fertilidade dos bovinos. Para saber a importância, confira: Por que devo oferecer cálcio e fósforo para bovinos?
  • Aumenta a absorção da água;
  • Favorece os microrganismos;
  • Potencializa os efeitos do processo de adubação.

Por fim, quer continuar seus conhecimentos sobre pasto? Acesse a dica: Nitrogênio na pecuária: o que e para que serve. 

 

Não pare seus conhecimentos por aqui!

 

Você sabia que a Boi Saúde tem um canal no YouTube com mais informações e diversos materiais em formato de vídeos? Pois é!

Todo o conteúdo disponibilizado por lá é totalmente gratuito. Além disso, o canal é atualizado a cada nova semana!

Você terá dicas e orientações do nosso consultor, José Carlos Ribeiro. Então, acesse agora e aproveite: Boi Saúde no YouTube.

A Boi Saúde deseja muita prosperidade nos seus negócios. Até a próxima dica!

Referência: 

Acidez do solo e calagem Prof. Dr. Gustavo Brunetto DS-UFSM.

Correção do solo e fertilização de pastagens em sistemas intensivos de produção de leite. Embrapa Pecuária Sudeste São Carlos, SP 2008.

 
banner banner
 

O que corrige a acidez do solo?

A calagem é uma das principais ações para melhoria da fertilidade do solo e controla a acidez, a partir do aumento do pH (que não deve ultrapassar os valores de 6,5 e 7,0), um dos responsáveis pelo alto índice. É baseada no uso de calcário no solo para tornar aquela área mais fértil e produtiva.

Quais os benefícios da calagem?

A calagem diminui a toxicidade por manganês, alumínio e ferro; auxilia na fixação do fósforo, elemento fundamental para a saúde, engorda e fertilidade dos bovinos; aumenta a absorção da água; favorece os microrganismos; potencializa os efeitos do processo de adubação.

O que define a acidez do solo?

O que define a acidez do solo é o índice de pH. Quanto menos o pH, maior a acidez. A classificação desse índice pode ser medida da seguinte forma: 7,0 - Entre fraca e neutra; 6,0 - Entre média e moderada; 5,0 - Forte; 4,0 - Muito forte.

Qual o impacto que a acidez do solo proporciona na produtividade?

O impacto que a acidez do solo proporciona na produtividade envolve aspectos além do ganho do peso. Sendo assim, pode afetar a taxa de natalidade e redução do tempo de abate. Evitar o problema também garante uma melhor saúde da forrageira. E, dessa forma, maior índice nutricional. Inclusive, dependendo o grau de acidez, pode até afetar a eficiência dos fertilizantes.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*