Qual a melhor pastagem de verão para bovinos?

Entre as estações do ano, a mais produtiva é a época das águas. Para ter mais resultados, que tal ter como forrageira, uma pastagem de verão que proporcione produtividade maior?

Será que existem espécies que têm melhor desempenho na estação mais quente e chuvosa? É o que vamos descobrir juntos nesta dica!

 

Por que tem uma pastagem de verão? 

 

Em primeiro lugar, algumas espécies são mais adequadas ao clima quente que outras. Ou seja, tem melhor produtividade. Consequentemente, resultados positivos.

Em segundo lugar, para recuperar o peso perdido na seca, ter um pasto abundante e sadio pode ser uma maneira adequada de evitar prejuízos.

Abaixo, você saberá algumas sugestões de espécies que poderão fazer parte da sua propriedade.

O principal objetivo é manter um pasto sadio e que resista ao calor e exposição ao sol. Posteriormente, procure manter sempre forrageiras à disposição do gado.

 

Quais as melhores espécies de pastagem de verão? 

 

Capim Sudão: é bem adaptável a climas quentes e temperados. Ou seja, se sua propriedade tem várzeas férteis com boa drenagem, essa é uma boa opção. Para a semeadura, utilize entre 20 e 30 kg de sementes por hectare.

Milheto: pode alcançar até 60 toneladas de massa verde por hectare. É uma quantidade bem considerável, não é mesmo? Até mesmo na seca tem boa duração. Como resultado, quando inserida no solo, pode ser consumida de quatro a seis semanas após ser semeada. Certamente os meses ideais para essa atividade são entre outubro e novembro.

Braquiária: é a espécie mais utilizada no Brasil. Nosso país sendo tropical, com temperaturas altas, precisa de uma espécie que tenha resistência. Portanto, a braquiária é uma delas. Uma observação é que não tem resistência a geadas. Para melhor rendimento, insira os animais quando atingir 60 cm. Além disso, mantenha na altura entre 20 e 30 cm para condições de recuperação.

Para saber mais, acesse: Braquiária: entenda tudo sobre. 

Capim Aruana: é bem aceita por animais, principalmente gado de leite, de corte e até cavalos. Também tem pouco tolerância às geadas. No entanto, tem boa produção. Garante um estabelecimento rápido da pastagem, em casos de recuperação, por exemplo.

Capim Aries: a coloração é verde clara. É bem recomendada para o uso de bezerros. Portanto, como qualidade, é boa produtora de sementes.

 

pastagem de verão 1024x970 - Qual a melhor pastagem de verão para bovinos?
Adotar pastagem de verão nas águas melhora o desempenho do gado. – Foto: Mundo Sindi

Mais que pastagem, foque no manejo como um todo 

 

Preparar a pastagem é uma ação bem relevante. Afinal, é a base alimentar do gado criado à pasto.

No entanto, há outros cuidados que precisam ser tomados diariamente.

Com o calor, os animais podem ficar estressados. O reflexo pode ser na balança, perdendo peso. Por isso, mantenha árvores e locais para se abrigarem longe do sol forte. Galpões também são alternativas.

Acima de tudo, existe outro fator que deve ser focado todos os dias. Você já suspeita qual é? Te respondemos sem mistério: a alimentação.

Já prestou atenção se a ração oferecida atende o que seu gado necessita para a engorda?

Se precisar de orientações, confira a nossa página: receitas de engorda para gado.

Além disso, como está a nutrição? O uso de suplementos reforça a saúde e o consumo de nutrientes essenciais. Muitos deles não encontrados no pasto, por exemplo.

A solução está em oferecê-los no cocho. Portanto, adquira o hábito de oferecer sal mineral e sal proteinado. E ainda, temos a virginiamicina. Esse aditivo favorece a absorção de nutrientes. Enquanto isso, protege a saúde digestiva.

Por fim, caso ainda não conheça os benefícios, te convidamos a leitura: Virginiamicina: saiba tudo sobre o composto.

 

Quer continuar a saber mais sobre pastagem? Confira outras espécies:

E não deixe de conhecer nossas dicas em formato de vídeos. Saiba mais sobre pecuária para aumentar sua produtividade: Boi Saúde no YouTube.

Referência:

Forrageiras de verão. Embrapa Clima Temperado.

 
SAL PROTEICO ENERGÉTICO - Qual a melhor pastagem de verão para bovinos?SAL PROTEICO ENERGÉTICO MOBILE - Qual a melhor pastagem de verão para bovinos?
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*