fbpx

Matrizes para estação de monta: como recuperá-las pós-seca

As matrizes para estação de monta, por serem responsáveis pelo aumento do rebanho, merecem uma atenção especial na alimentação. Nas águas, as propriedades que criam gado de alta qualidade, deixam reservado o pasto com mais qualidade para as vacas de cria, por entenderem que os nutrientes consumidos por elas serão os responsáveis pela saúde e peso do bezerro que será gerado.

Mas e durante a recuperação da pastagem na logo no fim da seca, próximo a estação de monta? Como o período das águas é o mais indicado a reprodução bovina, a recuperação das matrizes para a estação de monta logo após a seca precisa ser feita. Se você não sabe como proceder, confira aqui as nossas indicações.

Como recuperar matrizes para estação de monta depois da seca 

Entenda os passos mais importantes para recuperar as matrizes depois da seca:

 

1 – Separe o pasto mais nutritivo para as matrizes 

Com as primeiras chuvas, o pasto começa a se recuperar. Deixe o mais nutritivo para as vacas de cria. Lembre-se que tudo o que elas consomem, serão transferidos para os bezerros durante a gestação. Então, quanto mais bem nutridas, mais bem formados serão os bezerros.

E mesmo que o seu pasto seja saudável, nem todos os nutrientes são encontrados ali. Por isso, nunca deixe de oferecer o sal proteinado na seca e o sal mineral nas águas.

Ricos em elementos essenciais para o bom funcionamento do organismo, esses tipos de sal para gado fornecem tudo o que é fundamental para a preparação na fase pré-estação de monta e durante a gestação como ferro, cálcio, fósforo e outros.

 

2 – Ofereça uma ração específica para vacas de cria 

Existem diversos tipos de ração para gado. Mas as matrizes demandam necessidades específicas como manutenção do peso, consumo de vitaminas e minerais e controle de doenças que impactam diretamente na taxa de prenhez.

Para isso, mais que o pasto, uma ração que atenda tudo o que a matriz precisa para passar por uma gestação tranquila, saudável e sem problemas no parto, é o essencial.

Aprenda como preparar aqui mesmo uma receita de ração para vacas de cria grátis, recebendo os ingredientes, modo de preparo e passo a passo diretamente no seu e-mail:

 


banner banner
 

 

3 – Não deixe de abastecer o cocho com o principal: virginiamicina 

A virginiamicina é um aditivo melhorador de desempenho. Muita conhecida por aumentar o peso e a qualidade do gado, tem papel fundamental na reprodução.

Além de proporcionar o nascimento de bezerros maiores, a virginiamicina é um suplemento que evita problemas considerados graves no parto: a retenção de placenta e a distocia bovina. Ambos causam impactos negativos para a saúde da matriz e também para toda a produtividade do rebanho.

A distocia bovina é quando a vaca apresenta dificuldade de expulsar o feto durante o parto. E a retenção de placenta acontece, como o próprio nome diz, a placenta fica retida na vaca, após o nascimento do bezerro. Quando não é expelida, pode causar infecção no animal, levando-o à morte em casos mais graves.

Entenda mais detalhes:

Cuidados com as matrizes devem ser o ano todo 

Os cuidados e atenção para as matrizes devem ser dispensados durante todo o ano. O planejamento é a chave do sucesso para que a vaca fique prenha e também produza um bezerro de acordo com as expectativas da propriedade, ou seja, grande e saudável.

Além disso, quanto mais bem preparada para a reprodução, menores são os riscos de problemas no momento do parto, infecções e até mesmo perda da matriz e do bezerro.

Durante a seca, o foco deve ser manter o peso das matrizes, evitando que o escore corporal tenha uma regressão na escala.

A silagem, além da ração própria para a vaca de cria, é outra alternativa para ser oferecida às matrizes durante a seca, evitando a perda de peso. Não esqueça de manter o oferecimento de água em dia, com o bebedouro sempre limpo e água sem cheiro e sem cor.

Prevenção de doenças reprodutivas 

Para ter um resultado satisfatório no nascimento dos bezerros, semanas antes do parto, insira as vacas prenhas em um pasto-maternidade. Neste espaço, que deve ser limpo, agradável e com boa ventilação, apenas as vacas recém paridas e bezerros devem permanecer.

Como os bezerros nascem com baixa imunidade, mantê-los em um ambiente seguro, reduz as chances de contaminação. Ainda, o controle de doenças, como a diarreia, é feito com mais segurança.

Outro benefício é a facilidade de acompanhamento do parto e também a expulsão da placenta. Assim, caso aconteça algum imprevisto, o produtor terá condições de agir de forma mais rápida, evitando danos que podem ser irreversíveis para a saúde da matriz e do bezerro.

Continue os cuidados com a reprodução da sua propriedade:

Foto da capa: Nelore Santa Irene

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*