fbpx

Maquinário: os melhores para produção de gado

O maquinário facilita e muito a nossa vida no campo. Com tantas opções no mercado e novidades que surgem a cada dia, escolher qual o melhor para a nossa produção e manejo do gado torna-se uma dúvida que envolve alguns desafios. Ainda mais que esse quesito envolve investimento.

Então, no momento de decidir investir em maquinário para auxiliar na produção de gado, escolha realmente os que te trarão retorno financeiro e agregar melhorias reais na qualidade do produto e facilidade no dia a dia.

Facilitar a vida e ter alto desempenho é uma das metas de todo produtor rural de sucesso. Quanto mais efetiva for a ação, mais atenção aos detalhes, à gestão e organização de todo o processo terá. Confira abaixo os maquinários mais indicados para propriedades que atuam com produção de gado.

 

 

Maquinário: os 5 melhores para produção de gado 

Tronco mecânico 

Esse item ajuda na contenção do gado para diversas atividades, desde pesagem, passando pela aplicação de vacinas, de medicação, procedimentos de reprodução, além de outros.

Ajuda o animal a ficar confortável e o peão a ter mais segurança na atividade que irá executar. Hoje, vários modelos estão disponíveis no mercado, desde os mais simples até os tecnológicos.

Alguns são até acolchoados para evitar machucados e hematomas nos bovinos mais arredios. E mais que ter o melhor tronco na sua propriedade, fazer o manejo corretamente é o que conta.

Trator

Desde arar a terra até a colheita, o trator está na lista de desejos de muitos pecuaristas. Inclua na lista de tarefas a manutenção do pasto, transporte de sacas, alimentação e até abastecimento de cocho.

O tamanho e funções vão depender muito da sua atividade exercida atualmente. Em primeiro lugar, escolha um que atenda às suas necessidades e caso não queira trabalho na troca, um modelo que te atenda a longo prazo.

Em segundo lugar, não esqueça que esse tipo de maquinário demanda manutenção e custo com combustível para o funcionamento.

maquinário
Ter maquinário próprio facilita a lida e melhora os resultados. Foto: Hammes Silagens

Mini carreta como maquinário 

Para transportar o cultivo da lavoura é uma ótima opção. Caso você ainda não tenha condições de investir em um trator, esse maquinário facilita o transporte da lavoura para o curral ou local onde a cultura será processada para venda ou alimentação dos animais.

Por ser de pequeno porte, não ocupa muito espaço e não demanda uma garagem apenas para guardá-la.

Ensiladeira 

Os produtores que atuam com silagem serão salvos por esse maquinário. Basta inserir o capim que a silagem sai pronta e até ensacada para armazenamento e venda.

Outras matérias primas como milho, caroço de algodão também podem ser processadas ali. Mesmo que você não as cultive, quando comprá-la, terá possibilidade de oferecer em diferentes formatos como grão moído, dependendo do tipo de ensiladeira.

Clique: Capiaçu, milho ou cana: qual a melhor lavoura para o gado?

Picadeira

Picar o capim para fornecer no cocho é uma ótima prática, pois melhora o consumo do bovino na seca e também no sistema de confinamento. Existem vários tamanhos de partículas e você ajusta, a partir da necessidade e também da espécie de forrageira a ser oferecida. O capim elefante, por exemplo, a silagem precisa ter partículas de 3 cm.

Cada modelo tem tamanhos e funções diferentes, basta estudar o custo beneficio das que mais cabem no seu bolso para bater o martelo e encomendar a sua.

Antes de investir em novo maquinário, analise suas contas 

Antes de sair assinando contratos e passando o cartão, revise suas contas, coloque tudo em dia e entenda o quanto sua propriedade tem condições de investir.

É muito comum a gente se empolgar com uma novidade, ainda mais aquelas que trarão bons resultados e facilidades na nossa vida. Entretanto, fazer compra com consciência está entre os princípios das propriedades que mais lucram.

Nada de entrar em dívidas, se você já está no vermelho. Caso o saldo esteja positivo, analise as opções disponíveis no mercado, facilidade de crédito, descontos na compra à vista.

Cuide muito bem pela parte financeira da propriedade. Os números são as principais indicações sobre o sucesso do negócio.

Contabilize tudo em uma planilha de contas própria para a pecuária para saber o quanto poderá investir em maquinário.

 


banner banner
 

Aprenda mais sobre saúde financeira de uma propriedade rural:

Esse conteúdo fez a diferença no seu conhecimento? Deixe seu comentário.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

×