Quanto tempo a vaca produz leite sem parir?

Quanto tempo a vaca produz leite? Esse é o tema desta dica. Se você atua com pecuária leiteira, o assunto pode te interessar (e muito). Continue com a Boi Saúde e aprimore seus conhecimentos sobre agronegócio.

A vaca de cria ou a direcionada para a produção passa a produzir leite a partir do momento que o bezerro nasce. Após o processo da desmama, que deve ser feito sem estresse e com menor impacto possível para matriz e cria, a vaca pode começar a ser ordenhada.

Para acessar todas as nossas dicas sobre desmama e proporcionar um processo com menos estresse para os animais envolvidos, clique: dicas Boi Saúde sobre desmama.

 

Quanto tempo a vaca produz leite sem parir?

 

Retomando ao nosso assunto central: uma vaca pode produzir leite por até 10 meses seguidos.

Explicamos. Entre o nascimento da cria e a desmama, são 60 dias. Para que a produção continue é necessário que seja estimulada e a ordenha é uma boa ação para isso.

Para uma vaca produzir leite durante todo esse período, o estímulo que citamos acima acontece a partir no cérebro da vaca, que ao receber a ordenha, libera o ocitocina. Esse hormônio é enviado para as mamas, por meio do sangue (corrente sanguínea) e faz com que o organismo libere mais leite.

A estimulação via ordenha pode ser de forma manual ou mecânica. Não importa o formato adota na propriedade, o primordial é que seja feito com qualidade e segurança: Ordenha mecânica: saiba tudo sobre.

E sempre atue com a higiene necessária para a manipulação e fabricação dos produtos e evitar problemas de saúde às vacas e dos ordenhadores: Boas práticas leiteira: como garantir a saúde do ordenhador.

Em fazendas de alta produtividade, as vacas geram um bezerro por ano. Isso acontece, a partir de um bom planejamento da estação de monta ou por meio da IATF.

 

Quanto tempo a vaca produz leite? Foto: Fazenda Água Milagrosa
Quanto tempo a vaca produz leite? – Foto: Fazenda Água Milagrosa

O que impacta na produção de leite de uma vaca? 

 

Não existe uma única resposta. São diversos fatores. A produção de leite começa a cair, a partir do terceiro mês após o parto.

Vamos começar pelo principal: a genética. A gente sempre fala por aqui sobre a importância do melhoramento genético do rebanho para a qualidade do produto que será oferecido.

A alimentação que mantém todo o organismo em pleno funcionamento com os nutrientes e vitaminas necessárias, não podem ficar de fora. Você pode potencializar a sua produção com uma receita que atende tudo o que as vacas precisam:Ração para gado de leite: aprenda como fazer.

Bem-estar animal e manejo consciente. Até a sombra pode impactar a fertilidade das vacas, sabia? Confira na dica: Descubra a importância da sombra na pecuária. 

 
banner banner
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Black Week