Adubação de pastagem

A adubação de pastagem tem um papel muito grande na produtividade da pecuária. Essencial para manter o pasto sadio, com bons elementos nutricionais, o adubo promove ganhos ao produtor. A dúvida sobre como adubar o pasto é frequente. Mas fique tranquilo, vamos te explicar como fazer da forma mais simples e prática possível.

Primeiro, vamos entender o papel do adubo na pecuária. O adubo auxilia na correção e aumenta os nutrientes já existentes naquele pasto. Ainda, tem função de manter sempre a pastagem sadia, com o crescimento esperado.

Porém, para que a adubação tenho um efeito positivo, é preciso seguir alguns passos. A adubação deve ser feita quando a pastagem está degradada e há falhas na rebrota. Geralmente, quando a pastagem está com baixa fertilidade, a altura gira entre 15 cm e 20 cm e os resíduos ficam à mostra na superfície. A época ideal para a adubação é no fim do período das águas, quando as chuvas estão encerrando. Nessa fase, o calcário já pode ser aplicado.

 

Como realizar a adubação de pastagem?

 

A análise do solo é essencial para que você conheça a deficiência nutricional do seu solo e possa escolher um fertilizante que atenda às suas necessidades. Ainda, antes da adubação, o solo precisa de um período de descanso. Escolhido um bom fertilizante, comece a atividade de adubação.

 

como adubar o pasto - Adubação de pastagem
Adubação de pastagem. – Foto: Renato Fontaneli

A área precisa estar isolada, sem o trânsito de bovinos. Em situações como essa, o pastejo rotacionado é uma ótima alternativa. Para saber como implementá-lo na sua propriedade, acesse a dica: Pastejo rotacionado atinge ápice nutricional do capim.

Ao escolher o produto que será aplicado, fique atento a composição química. Evite riscos de contaminação do solo, dos animais e de todos os demais seres que habitam o ambiente.

 

Nitrogênio no pasto

 

O nitrogênio é responsável por diversos benefícios no pasto. Entre eles, a cor da forrageira, Quanto mais nitrogênio, mais nutritivo será a sua pastagem, pois auxilia no crescimento da planta devido ao estímulo da clorofila. O nitrogênio também acelera o processo da rebrota e auxilia no crescimento das plantas.

 
Volumoso de Cana de Açúcar - Adubação de pastagemVolumoso de Cana de Açúcar mobile - Adubação de pastagem
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*