Como fazer o manejo racional de bovinos de leite?

Gostou? Compartilhe!

Não é segredo para nenhum produtor que o manejo racional de bovinos de leite é a chave de sucesso para uma alta produtividade.

E os que atuam com gado de leite, será que estão trabalhando o melhor possível? Mais que proporcionar um bom manejo, o bem-estar animal precisa estar 100% presente.

Aqui, vamos checar se nossas ações estão de acordo com o manejo racional de bovinos de leite. Continue com a Boi Saúde e tenha cada vez mais sucesso na sua propriedade.

 

O que é manejo racional de bovinos de leite? 

Os animais devem ser bem tratados e acolhidos desde o nascimento. Se em alguma propriedade, os bovinos demonstram medo do ser humano, não chegando perto, é porque podem sofrer maus tratos. Não sabemos se você tem conhecimento, mas o estresse impacta drasticamente na produção e qualidade do leite. Choques, uso de espetos, má alimentação, medo. São apenas alguns aspectos que contribuem para o estresse bovino.

A pecuária não é uma atividade fácil, amigo produtor. Apenas os fortes resistem porque o manejo e cuidado com o gado de leite é algo pesado e precisa de atenção 24 horas. Nesta parte do texto, você receberá dicas sobre o manejo racional e como proporcionar bem-estar ao seu gado de leite.

 

Higiene nas instalações 

 

O local da ordenha e onde o gado de leite transita deve estar sempre limpo. Acúmulo de fezes e lixo trazem grande risco de contaminação de doenças por bactérias e parasitas.

Além de poder contaminar o produto. A mastite, que é muito temida nesse formato de produção, é uma das causas dessa má-higiene.

Causa dor e impacta na produção. Por isso, todo o ambiente precisa estar com a limpeza e higiene em dia. Para saber mais sobre mastite, acesse: mastite em vacas: o que é, como tratar e prevenir. 

 

manejo racional de bovinos de leite
Manejo racional de bovinos de leite – Foto: Reprodução Internet

Alimentação e nutrição 

 

Proporcionar uma alimentação adequada, com sabor e odor agradável, fará com que o consumo seja feito conforme o esperado. E gado que não come, não produz, não é mesmo?

A dica aqui é prestar atenção na qualidade da alimentação oferecida aos seus bovinos. E na validade também, ok?

Sobre a ração, ofereça uma própria para vacas em fase de lactação. Com os alimentos ideais, o gado leiteiro produz em mais quantidade. E ainda com a qualidade esperada.

Aprenda como fazer: Ração para gado de leite.

E outro ponto muito importante é a nutrição. A monensina sódica é essencial para o peso, principalmente, no período da seca.

Mas a indicação é uso contínuo durante todo o ano. Entre os benefícios estão a fixação do cálcio e fósforo no organismo do animal. Além disso, melhora a absorção dos nutrientes pelos animais e atua com poder antioxidante no organismo.

Confira mais informações sobre esse aditivo: Monensina para gado de leite.

 

Manejo racional de bovinos de leite: climatização 

 

Como vivemos em um país tropical, as altas temperaturas predominam boa parte do ano. O calor pode reduzir em até 20% a produção de leite nos meses mais quentes.

Uma alternativa é climatizar o ambiente ou criar corredores agroflorestais. Para saber mais dicas sobre o tema, clique: tolerância térmica do gado de leite está ligada a genética?

Agora, o inverno também pode causar danos. Em regiões que chegam até nevar, como o Sul, manter o gado protegido também faz parte do manejo racional. Pneumonia é uma realidade e precisar ficar bem longe do seu gado de leite.

 

Ordenha 

 

Manter a higiene na ordenha é uma regra na pecuária leiteira. Mais que garantir um produto de qualidade, ter uma ambiente limpo e administrado com utensílios adequados, proporciona segurança aos consumidores do leite.

Você sabia que existem procedimentos de higiene na ordenha para serem feitos antes, durante e depois? Para conferir se você está seguindo todo s os protocolos, clique: higiene na ordenha: o que fazer antes, durante e depois. 

 

Estrutura 

 

Existe uma estrutura certa para se ter uma boa produtividade para o gado de leite. Por isso, amigo produtor, o curral deve ser confortável e de acordo com o número de animais existente no plantel. Nada de economizar nesse aspecto.

Como é um tópico bem importante, preparamos um texto só sobre o tema: estrutura adequada para fazenda de vaca leiteira. 

Mais dicas para melhorar seu desempenho estão disponíveis no nosso canal. Clique: Boi Saúde no YouTube. 

 
banner banner
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*